Taboão busca Selo Inicial no Projeto São Paulo Amigo do idoso
Neste ano, a cidade de Taboão da Serra busca o Selo Inicial no projeto São Paulo Amigo do Idoso, do qual participa desde 2013. O programa foi criado em 2012 pelo governo do Estado e visa a melhoria da vida da terceira idade através de atividades educacionais, esportivas e de lazer, além de medidas que visam sua segurança.
Taboão faz parte do Projeto desde 2013, porém só agora está próximo de conquistar o Selo Inicial (que certifica o município ou entidade participante, com boas práticas públicas, desde que sejam realizadas todas as atividades relacionadas no Programa).
Algumas das exigências do programa já existiam no município como, por exemplo, o Conselho e a Delegacia do Idoso e ações como cobertura de vacinação, implantação de programa de prevenção de quedas e o fácil acesso ao transporte público são as próximas medidas que a cidade pretende aderir.
Agora os gestores de espaços públicos destinado ao atendimento da 3ª idade e os beneficiados pelo projeto discutem formas de garantir o direito dos idosos na Assistência Social e no Plano Municipal de Saúde.
Conquista dos Selos
Os Selos foram criados para estimular os municípios participantes do projeto a implantarem todas as atividades relacionadas no São Paulo Amigo do Idoso, que são necessárias para a melhoria da vida daqueles com mais de 60 anos. Atividades esportivas, viagens, além de atendimento de saúde e segurança fazem parte das ações necessárias nos municípios.
São três tipos de Selos: inicial, intermediário e pleno. Para a conquista de qualquer um desses três, o município deve cumprir metas, tais como criar um Conselho do Idoso ou fazer a atualização do CadUnico, por exemplo.