Home
›
Taboanenses pagarão IPVA mais barato em 2013
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Os motoristas terão uma redução de 8,56%, em média, no IPVA no ano de 2013. A Secretaria da Fazenda divulgou ontem a tabela com os valores venais (valor de mercado), que são calculados com base na pesquisa de preço feita no mês de setembro pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe).
Foto: Thoago Menme

IPVA no Estado de São Paulo terá redução de 8,56% no próximo ano
A medida é válida para todo o Estado de São Paulo.
Para calcular o valor a ser pago no IPVA, deve-se multiplicar o valor venal com a alíquota do imposto, que varia conforme o combustível e a característica do automóvel. 4% para veículos a gasolina, diesel, bicombustível e picape cabine dupla; 3% para álcool, gás e eletricidade; 2% para utilitários cabine simples, ônibus, micro-ônibus, tratores e motos; e 1,5% para caminhões.
Desde o último sábado, dia 24, os donos de veículos podem consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores no site do Ministério da Fazenda através do número do Renavan (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo.
O valor reduzido é reflexo do baixo IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que foi prorrogado até dezembro, que ajudou na diminuição do preço dos veículos e estimulou o Setor. A diminuição do IPI foi adotado pelo Governo Federal em maio de 2012. Apesar da redução do IPVA, os contribuintes não têm muitos motivos para comemorar, uma vez que valor do imposto é cobrado sobre o valor do veículo no mercado. Com isso, os valores dos automóveis caem.
Os caminhões terão a maior redução no imposto de 2013, de 10,55%, na média. Em seguida vem os automóveis, com redução de 9,89%, ônibus e micro-ônibus com 8,72%, utilitários, com 8,57% e motos, com 5,08%. Dos 21 milhões de carros, 4,8 milhões estão isentos ao imposto, já que têm mais de 20 anos. Outros 200 mil carros, considerados imunes (taxis, carros de igreja e veículos oficiais) também estão isentos.
Arrecadação
A expectativa de arrecadação com o imposto é de R$ 12,2 bilhões no próximo ano. Neste ano, até outubro o IPVA já rendeu R$ 10,9 bilhões aos cofres públicos, segundo dados preliminares. As pessoas que decidirem pagar o IPVA em cota única, ou seja, de uma só vez, terão desconto de 3%, mas também há a opção de parcelar o pagamento em três vezes, onde o contribuinte deverá respeitar o prazo de vencimento de acordo com o final da placa do automóvel.
(1).jpg)