Situação política segue indefinida em Itapecerica da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa (PMDB), teve o seu registro de candidatura cassado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) divulgada na última quarta-feira, dia 6. O prefeito e seu vice, Antônio Trolessi, devem ser afastados e quem assume é o presidente da Câmara, o vereador Amarildo Gonçalves (PMDB), conhecido como Chuvisco.
Em entrevista à Gazeta SP publicada no dia 22 de abril, Jorge Costa explicou que o processo se refere ao ano de 1992, quando Itapecerica da Serra ainda abrangia outros municípios como São Lourenço. “Eu estava construindo algumas escolas naquele momento e era prefeito até 31 de dezembro e quando foi em janeiro para fevereiro, não sei precisar a data, a Assembleia [Legislativa] aprovou a emancipação de São Lourenço. Duas escolas e a UBS eu consegui entregar antes da emancipação e uma entreguei em outubro. Eu respondo o processo por ter usado o dinheiro da escola em ‘outro’ município. Aí a prestação de contas não foi aprovada. Eu fui reeleito sem esse problema, e isso só surgiu no meio da reeleição”, disse.
Foto: Eduardo Toledo
Vereador Chuvisco pode assumir prefeitura, mas ação atrapalha projeto de eleição
Ainda de acordo com Jorge, o processo foi ganho em todas as instâncias e só faltava passar pelo STF. A Gazeta SP entrou em contato com um dos advogados da Prefeitura, João Pereira que informou que a Prefeitura ainda não recebeu a notificação do STF, mas assim que receber, a decisão deve ser cumprida. “Foi uma decisão monocrática, mas ainda não fomos informados oficialmente. A equipe de advogados de Jorge ainda deve recorrer à decisão”, afirmou. Ainda de acordo com o advogado, não há um prazo definido para o afastamento, mas a notificação deve chegar nos próximos dias.
A Gazeta SP entrou em contato com o presidente da Câmara, Chuvisco que disse por telefone ainda não ter conversado com o prefeito sobre a decisão e que ainda não há nada oficial. “Não tenho como comentar a decisão, porque na verdade não há nada oficial”, declarou por telefone. Chuvisco é pré-candidato a prefeito nas eleições de outubro e tem apoio de Jorge Costa.