Home
›
Sinal da TV digital chega com problemas em Taboão da Serra
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O sinal da TV digital já está disponível em praticamente toda Taboão da Serra. Mas, em alguns trechos da cidade pode ser necessário utilizar antena externa para captá-lo. É o que aponta o estudo da Rede Globo, divulgado pelo Fórum do Sistema Brasileiro TV Digital Terrestre, o SBTVD, entidade que congrega emissoras e fabricantes de TV.
O estudo é feito com metodologia internacional e segundo o mesmo, a situação de Taboão é a mesma de parte da área do Aeroporto Internacional de Cumbica. Na cidade, o sinal apresenta oscilações que atrapalham a captação dos aparelhos de TV.
Foto: Sandra Pereira | Portal O Taboanense | © conteúdo protegido
Moradora assiste a TV digital no Jd. Monte Alegre
Os responsáveis pelo estudo explicam que a captação da TV digital é diferente da analógica, que pega com chuvisco ou fantasmas na tela. Na digital, ou ela funciona ou não.
Para o morador do Jd. Monte Alegre, Marcos Roque, que comprou um conversor por cerca de R$ 700,00 a aquisição não foi um bom negócio. “Tem dias que eu não consigo assistir a TV porque ela fica literalmente fora do ar”, reclama.
O sistema do Brasil é o mesmo japonês, mas apresenta algumas alterações. Nele não há perda da qualidade na transmissão. A imagem e o áudio permanecem 100% com a qualidade do sinal original.
Em todos os casos, é preciso uma antena UHF, um conversor de TV digital (set-top box), e o aparelho de TV, LCD ou plasma. Os aparelhos atuais não estão totalmente prontos para a TV digital, daí é preciso o set-top box, mesmo que tenham conversor embutido, informa a assessoria do SBTVD.
Apesar dos problemas, os técnicos esperam que a transmissão digital melhore e siga o caminho do celular que, no início, tinha problemas de cobertura.
Mas, quem ainda não adquiriu o aparelho de TV digital, ou o receptor para captar o sinal não precisa correr contra o tempo. A TV comum, ou analógica, funcionará normalmente até 2016. Esse é o prazo previsto pelo governo para fazer a troca definitiva do sistema analógico pelo digital.
Enquanto isso, tudo continua como sempre foi: as emissora de TV aberta que você já conhece continuarão exibindo suas atrações pelos mesmos canais. A diferença é que essas emissoras passarão a transmitir sua programação também em sinal digital, para quem estiver equipado para a novidade.
Aqui no Brasil, a implantação da TV Digital foi planejada para acontecer aos poucos, a fim de permitir que as emissoras, a indústria de eletroeletrônicos e, principalmente, o público absorvam essa mudança sem susto nem correria. A TV analógica só deixará de existir quando a maioria absoluta da população já tiver embarcado na onda digital.