Sessão da Câmara tem protesto contra desvio de R$ 2,4 milhões
Da Redação da Gazeta de S. Paulo
O desvio de R$2,4 milhões no legislativo no ano de 2013 na Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, tem deixado os moradores da cidade revoltados. Durante a sessão da Câmara de terça-feira, cerca de 60 moradores protestaram com cartazes “Cadê o dinheiro que estava aqui?” e “12 homens e um segredo” (em alusão ao número de vereadores da casa) e cobravam respostas em relação a investigação do caso e a condenação dos envolvidos. Três funcionários da Câmara Municipal, estão sendo investigados pela Seccional de Taboão da Serra.
A descoberta da fraude teve origem após apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), no fechamento do orçamento da Câmara, na ocasião, o presidente Cícero Costa abriu sindicância para investigar os fatos e chegou aos envolvidos. Recentemente o novo presidente da Casa, Alex Pires denunciou o caso à justiça.
Os funcionários Jorge Isao Takada e Eduarda Rosana dos Anjos Silva teriam confessado o crime durante uma oitiva, na Câmara. Nesta reunião, a funcionária Eduarda confessou os desvios praticados e acusou uma outra funcionária chamada Fabiane. Segundo a Seccional de Taboão da Serra, a investigação se concentra entre os funcionários do departamento financeiro e do Recursos Humanos da Câmara Municipal.
Segundo declaração dos envolvidos, durante a reunião na Câmara, eles agiam por conta própria e nenhum parlamentar sabia ou estava envolvido no esquema.
A Delegacia Seccional de Taboão da Serra, que investiga o caso, acredita que esse valor pode ser ainda maior, uma vez que o esquema de fraude pode ter ocorrido também durante o ano passado. Apesar de confessarem o crime, nenhum dos envolvidos foi preso, apenas exonerados dos cargos.