EM ALTA
Home

Servidores municipais de Embu das Artes conquistam aumento de até 8,5% no piso salarial

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

26/09/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Os servidores municipais de Embu das Artes vão receber, a partir deste mês, um reajuste salarial de 4,5%. Após intensa negociação entre o governo e o Sindicato dos Servidores Públicos, o projeto de lei (PL), que prevê aumento do salário base para 4.231 servidores concursados, comissionados, inativos e pensionistas, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. O índice de reajuste em relação ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou em 1,58% entre março e setembro, ficou em 285%.

Além do aumento sobre os rendimentos mensais, os trabalhadores conquistaram um novo piso salarial em diversos cargos. Um servidor assistente operacional, por exemplo, que recebia um piso de R$ 587,89 passa a ganhar R$ 637,46, aumento de 8,5%. O aumento seguiu uma indicação do governo que, desde março, já havia concedido uma remuneração de 7,35% do IPCA, retroativo aos meses anteriores, e modificou as regras para remuneração para contribuição previdenciária, que passou a ser administrada por um Regime Próprio de Previdência (EmbuPrev).

Depois de amargar anos e anos sem aumento, a categoria comemorou a aprovação do PL. Para o servidor Marcio Lucena, “o aumento de salário representa uma conquista da categoria” que, além de lutar por melhores salários, terá o compromisso de reivindicar junto ao governo “condições de trabalho dignas e o fim do assédio moral”. Dos municípios da região sudoeste, Embu foi o único que concedeu aumento real para todos os servidores com base na inflação. Em Taboão, por exemplo, a remuneração também foi reajustada, porém o critério para distribuição do aumento foi por categoria.

Com a falta de mão de obra qualificada e as taxas de desemprego crescente, a alternativa dos governos foi criar programas municipais para geração de oportunidades e reinserção no mercado de trabalho, como as Frentes de Trabalho Municipal. Os postos gerados dentro da prefeitura foram destinados para trabalhadores desempregados, o que resultou em aumento e distribuição da renda na economia local. De acordo com o prefeito Chico Brito, o aumento de 4,5% representou um grande avanço para os funcionários. “A partir dos próximos anos, o governo vai estudar um aumento progressivo”, novamente com base na inflação reajustada no período.

Notícias relacionadas