Serviço Telefônico Municipal foi inaugurado em 1965
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–
Taboão da Serra não poderia continuar dependendo somente do telefone existente na farmácia do Zé Hataka. Muitas das empresas que demonstravam interesse de se instalar no município acabavam descartando a idéia em razão da falta de comunicação, tanto que as primeiras que para aqui vieram continuavam a manter escritórios em São Paulo, o que era dispendioso e dificultava a administração.
Enquanto a Prefeita Laurita Ortega Mari organizava o Serviço Social do Município, seu esposo, Francisco Ettore Pedro Mari, o “Seu Chico”, contatava empresas de telefonia para criar o Serviço Telefônico Municipal.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
O governador Adhemar de Barros participou da inauguração do Serviço Telefônico em Taboão da Serra
Foi por volta de abril de 1965 que a Câmara aprovou o projeto de lei elaborado pelo Executivo, criando o serviço telefônico municipal, um melhoramento da mais alta importância, que se constituía na concretização de uma das maiores aspirações da nossa população.
Feitos os primeiros contatos, chegou-se à conclusão que a melhor maneira de instalar o serviço seria criar uma espécie de Plano Comunitário, que se resumia em calcular os custos do equipamento e das instalações e rateá-los entre a quantidade de linhas a serem comercializadas.
Apurado o preço unitário a Prefeitura colocou as linhas à venda e rapidamente conseguiu comercializá-las.
No Jardim Bontempo, em área reservada para equipamentos públicos, conforme determinado em lei, quando da aprovação do loteamento desmembrado das terras da Chácara Santa Rosa, o Diretor de Obras do Município, Antonio Martins Ribeiro, começou a construção do prédio para receber os equipamentos necessários à implantação dos serviços, cuja concorrência fora vencida pela SIEMENS do Brasil, para inicialmente termos 300 linhas telefônicas.
A edificação, toda ela feita em tijolos de barro prensado, uma novidade na época, foi projetada com uma área construída de 240 m², estando apta a receber equipamentos para até 1500 linhas. Pouco mais de um ano depois, com a presença do Governador Adhemar de Barros e sua esposa Leonor Mendes de Barros, o serviço era inaugurado com uma grande festa no dia 16 de novembro de 1965.
Foto: Arquivo pessoal | Armando Andrade
Festa de inauguração do Serviço Telefônico em Taboão da Serra
A visita do governador começou na Câmara Municipal onde ele e sua esposa, Leonor Mendes de Barros foram homenageados com o título de cidadão taboanense e saudados pelo vereador Francisco Vazami.
Em seu pronunciamento o governador, sempre muito bem humorado, referiu-se à construção de um grande núcleo residencial batizado de Jardim Bandeirantes onde hoje estão instalados a Prodesp e o Shopping Taboão. Ao dar a notícia foi logo corrigido por um zeloso assessor que o alertou lembrando que o núcleo fora batizado de Cidade Bandeirante, ao que o governador, sem perder o costumeiro bom humor retrucou: – “Jardim Bandeirantes é mais bonito, trate de cuidar da alteração do seu nome.
O núcleo habitacional acabou não sendo construído, mesmo depois de ter sido iniciada a terraplanagem da área e a canalização da rede de captação das águas pluviais!
Fotos: Arquivo pessoal | Armando Andrade

1978: O saudoso seresteiro Francisco Petronio, em visita ao meu gabinete de prefeito, toma conhecimento do convite de inauguração do CEMUR, onde sua orquestra e bailarinos iriam se apresentar para comemorar o histórioco fato, sob as vistas de minha esposa Barbara Perri Andrade, então Diretora do DEPRÓES – Departamento de Promoções Humanas, Educação e Saúde, hoje desmembrado em diversas Secretarias.
Fotos: Arquivo pessoal | Armando Andrade

1982: Audiência que tive com o Governador Paulo Salim Maluf, acompanhado do então Deputado Estadual Oscar Yasbek, para tratar da construção e inauguração de mais escolas para o município.
.jpg)
1 – Maravilhoso! parabéns pelo blog um forte abraço.
Maria Cristina – Taboão da Serra.
2 – Parabéns pelo blog, muito interessante saber do passado da nossa cidade para poder mirar o futuro e nosso novo rumo.
Sandra Daianese – Jardim dos Oliveiras.
3 – Adoro o Sr, Dr. Armando. Além de inteligente é tão fofinho (brincadeira). É muito bom ler sobre o passado de Taboão.
Camila – Taboão – Jd. América.
Resposta do Dr. Armando: Obrigado a todos pelas referências elogiosas.
4 – Como surgiu nosso bairro e por que ele tem nome de paises? foi na sua época que a construção do Jd América foi feita?
Jennifer – Jardim america.
R – O Jardim América de Taboão foi construído pelo Grupo Evaristo Comolatti (também proprietário do tradicional Restaurante Terraço Itália, no centro da capital paulista) em terreno adquirido da Cúria Metropolitana de São Paulo. Recebeu esse nome em homenagem ao bairro homônimo existente na Capital.
5 – Precisamos de mais segurança aqui, tem muitos assaltos, a base da GCM não faz nada, a policia militar só chega depois dos roubos. aqui está muito violento, quem pode nos ajudar?
Jennifer – Jardim América.
R – Espero que a sua “bronca” seja ouvida pelos órgãos competentes, tanto municipal como estadual.
6 – É, Taboão da Serra, já viveu melhores dias… Hoje é que avaliamos como os prefeitos como o sr.Ary Dáu,foram eficientes. fizeram obras que beneficiaram toda a população, como mostra as fotos acima.da inauguração do abastecimento de água tratada. Foi um marco para o município, aliás, o ex-prefeito Ary, também teve participação como presidente da câmara, na implantação do serviço telefônico. O mais curioso disso, é que nada recebiam para exercer a função de vereador, mesmo assim, eram desprovidos de interêsses. Bons tempos!
Terezinha – Pq.Monte Alegre.
R – É sempre bom saber que muitos reconhecem o trabalho daqueles que lutaram pela melhoria das condições de vida da gente taboanense.
7 – Dr.Armando ex-prefeito… Parabéns grande saudosista e foi grande adversário do falecido Ary Dáu.
Edson Macedo – Jd.América.
R – Engano seu, Edson. Tive a honra de ter Ary Dáu como um dos meus melhores amigos. Apenas discordamos uma única vez no nosso posicionamento político.
Dr. Armando Andrade é advogado e Consultor de empresas. Foi Vereador (1973/77), Presidente da Câmara (1975/1977) e Prefeito por duas vezes (1977/1982 e 1989/1992). Para falar com o autor: diretamente pelo blog ou pelo e-mail www.advandrade@globo.com.