Serra anuncia início de obras ambientais no trecho Sul do Rodoanel
"É a obra que tem mais contrapartida ambiental – perto de R$ 500 milhões. Só em Ribeirão Pires, além da pavimentação de vias, nós vamos plantar mais de 95 mil mudas como forma de compensação, o que na verdade vai muito além das árvores que foram derrubadas", disse o governador. "Não precisa dizer o benefício que essa obra vai trazer para a cidade, para São Paulo, para o ABC, para o Estado e para Brasil porque vai facilitar o acesso aos portos na medida em que tira os caminhões de dentro da cidade de São Paulo e faz chegar mais rapidamente no litoral. Além disso, todos os municípios por onde passa o Rodoanel estão recebendo obras complementares", completou Serra.
Foto: Sérgio Andrade | Divulgação
O governador José Serra anuncia investimentos na Grande São Paulo
O Programa de Reflorestamento, que promove o plantio de mudas de espécies nativas em mais de 1.000 hectares, contemplou ainda a criação de viveiros de mudas em todos os municípios impactados, onde são ministrados pelo Instituto de Botânica, cursos de coletas de sementes. No total serão preservados, revitalizados ou recuperados mais de 5 mil hectares de áreas verdes, o equivalente a 34 parques do Ibirapuera.
Trecho Sul
Iniciado em junho de 2007, O Rodoanel Sul terá 61,4 quilômetros de extensão – sendo 57 quilômetros no eixo do Rodoanel e 4,4 quilômetros na interligação de acesso ao município de Mauá – e será entregue ao tráfego até março de 2010, período de execução de 33 meses, com antecipação de 15 meses, criando um novo paradigma de obra pública no Brasil no que diz respeito a prazo, menor custo por km com qualidade de padrão internacional devido à eficácia da Gestão do Empreendimento.
Interligará o interior do Estado de São Paulo às rodovias Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta e à interligação da Avenida Papa João XXIII no município de Mauá.
Facilitará o transporte e o escoamento de cargas de outros estados até o porto de Santos, sendo importante elo econômico para a incorporação deste porto ao sistema de logística de transporte do estado de São Paulo. Atravessará os municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. Com a extensão da avenida Jacu-Pêssego, facilitará o acesso à zona leste de São Paulo, às rodovias Ayrton Senna, presidente Dutra e ao aeroporto de Cumbica.
O traçado escolhido minimizou os possíveis impactos ambientais, com soluções que contribuirão para a recuperação e proteção das áreas de mananciais. O projeto desenvolvido utilizou técnicas avançadas de engenharia que garantirão a segurança dos usuários e a redução de acidentes, com um balanço ambiental positivo. Terá apenas 4 acessos: na rodovia Régis Bittencourt, no município de Embu, nas rodovias dos Imigrantes e Anchieta, em São Bernardo do Campo, e na interligação com a avenida Papa João XXIII, em Mauá.
Incentivo ao desenvolvimento e melhor qualidade de vida.
– Redução dos custos em transporte em R$ 2 bilhões/ano
– Redução de 43% do volume de veículos de carga na avenida Bandeirantes e 47% na Marginal Pinheiros.
– Redução em 67% dos riscos de acidentes.
– Redução no tempo médio das viagens metropolitanas
– Melhoria da qualidade do ar em 6% na região metropolitana.