EM ALTA
Home

Sérgio Vaz participa de conferência no México

2 min de leitura
Foto do autor

Redação

02/03/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Reconhecido em todo país como um dos novos nomes da cultura brasileira, o poeta Sérgio Vaz começa a escrever sua carreira internacional. O escritor acaba de voltar de uma viagem do México onde participou da conferência “La criatividad redistribuida", que contou com a participação de diversos autores de língua espanhola.

O evento reuniu artistas, entidades, jornalistas e escritores para pensar e repensar a cultura urbana e clássica nos países da América Latina. Convidado especial do Centro Cultural da Espanha, Sérgio Vaz e a Cooperifa foram destaques no estudo apresentado pelo Antropólogo George Yúdice da Universidade de Miami.

Foto: Divulgação

Projeto Faro, na Cidade do México: exemplo para São Paulo

“Foi uma das surpresas do evento. Eu estava assistindo e de repente o Antropólogo George Yúdice da Universidade de Miami começou a falar de movimentos culturais pelo mundo que estão transformando a comunidade através da cultura, aí ele falou da Cufa (Central Única das Favelas) e do Afroreggae, e de repente começou a falar da Cooperifa com imagens no telão. Foi uma das maiores emoções que já tive nesses nove anos de Cooperifa. Um tremendo reconhecimento”, disse Vaz.

Além de Sérgio Vaz, outros brasileiros foram convidados para participar do evento. Eleílson, da ONG Ação Educativa, Ricardo Silveira da Funarte e Afonso Luz do Ministério da Cultura também participaram da conferência e conheceram movimentos culturais da Cidade do México.

Segundo Sérgio Vaz, um dos projetos sociais mais interessantes que acontecem na capital Mexicana é o “Faro”. “Esse é um trabalho intenso e criativo na periferia da cidade. Pessoas simples coordenando um trabalho importante para as transformações social de um país pobre através da cultura. Só para ter uma ideia a Biblioteca do projeto tem mais de 15.000 livros”.

Notícias relacionadas