Sérgio Vaz lança livro de crônicas “Literatura, pão e poesia”
Lançamento acontece em Taboão da Serra, no Cemur, uma grande festa com samba, rap e poesia
Sérgio Vaz, o poeta da periferia, lança nesta sexta-feira, dia 05, no Cemur, a partir das 19h30, o seu 7º livro “Literatura, pão e poesia”, pela Global Editora. O lançamento vai ser uma grande festa com o Sarau da Cooperifa e apresentação da Escola de Samba de Taboão da Serra Imperatriz do Samba. A entrada é gratuita.
Foto: Ricardo vaz
O poeta retrata em seu novo livro crônicas sobre o cotidiano de Taboão da Serra
O livro, apresentado em formato de bolso, traz uma novidade, a estréia de Vaz no segmento de crônicas que retratam o cotidiano da cidade que o acolheu. “A ideia era sair um pouco da poesia e trabalhar a prosa poética, fazer um trabalho mais elaborado, relatando o cotidiano da periferia da cidade de Taboão da Serra”, explica Sergio Vaz.
Para a professora Heloisa Buarque de Hollanda, autora do texto de apresentação da obra, “o título deste livro diz, literalmente, a que veio. Literatura, pão e poesia. Se ao título juntarmos o autor, o sentido maior do livro se abre diante de nós. O autor é Sérgio Vaz, o escritor cidadão, o poeta ativista. Para quem trabalha com tendências ou fica de olho nos novos horizontes da literatura, não há como não se dar conta da chegada da literatura marginal ou periférica, que veio com força e garra na virada do milênio”, diz a professora.
“ Estou muito feliz em estar perto dos meus amigos da Cooperifa, porque foi em Taboão da Serra que as coisas começaram a acontecer , quero retribuir isso fazendo do lançamento do livro esta grande festa”, diz Vaz.
Sérgio Vaz
O autor é um dos criadores do sarau da Cooperifa, Cooperativa Cultural da Periferia, movimento cultural que transformou o bar do Zé Batidão, em Piraporinha, bairro periférico da Zona Sul de São Paulo, em um grande Centro Cultural, que às quartas-feiras, desde 2001, reúne centenas de pessoas em torno da poesia e da palavra. A energia da Cooperifa e de Sérgio Vaz gerou frutos, e nos moldes do sarau realizado em Piraporinha existem muitos outros, que acontecem em comunidades instaladas em cidades da Grande São Paulo, como Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Osasco e Campo Limpo, e também em outras regiões do Brasil.
Agenda
05 de agosto
Lançamento do Livro de Sergio Vaz- Literatura, pão e poesia
Horário: a partir das 19h30
Local: Cemur – praça Nicola Vivilechio, s/nº – Centro- Taboão da Serra
Entrada gratuita