Home
›
Senhas falsas foram o estopim para fraudes no IPTU
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
O depoimento do responsável pelo CPD da prefeitura de Taboão da Serra, Aparecido Donizetti da Costa, na manhã desta quarta-feira, dia 18, na comissão da Câmara Municipal, foi importante para o entendimento de como funciona a criação de senhas que permite o acesso ao sistema da Conam.
Segundo Donizetti, as senhas são criadas através de um pedido de cada setor da prefeitura, e o responsável pela pasta determina qual o nível de acesso de cada funcionário. Isso determina quais funções cada login poderá realizar dentro do sistema.
Foto: Divulgação
Donizetti, diretor do CPD, durante depoimento na Câmara Municipal
“O pedido é feito para nós pelo diretor da área que nos comunica quais caminhos (áreas de acesso) o funcionário terá acesso. O funcionário tem que assinar um termo de responsabilidade. Depois, esse pedido vai para o secretário de Finanças, Maruzan Corado, que autoriza a criação da senha”, disse.
De acordo com Donizetti, nenhuma senha é criada sem passar por esse caminho e quando o o funcionário sai da prefeitura, é cancela a senha. Porém, no caso dos dois logins usados nas fraudes [lex e zelda] o responsável pelo CPD não soube dizer como ou quem os criou.
“O login ‘lex’ era de uma ex-funcionária, que se aposentou e pediu o cancelamento. O login foi cancelado através da senha administrativa, mas não sei informar como ela foi reativada”, afirmou. No caso do login ‘zelda’, o domínio foi criado sem a autorização do CPD.
“A senha Zelda não foi criada pelo sistema de informática da prefeitura. Essa função só pode ser executada com a senha administrativa”, afirmou Donizetti. Ao ser questionado sobre a data de criação e a pessoa que criou o login, o funcionário não soube responder. “Não tenho acesso a essas informações”.
A Conam, responsável pelo sistema, tem uma lista de logs, que especifica cada acesso. A empresa será ouvida nesta quarta-feira, às 16h, e será questionada sobre os dois logins que eram usados na fraude.