Sem projetos em pauta, vereadores de Embu discutem sobre indicações
A sessão da Câmara de Embu das Artes desta quarta-feira, dia 7, foi rápida e nenhum projeto apresentado. Na pauta, apenas quatro indicações que foram aprovadas. Durante a sessão, mais uma vez houve bate boca entre parlamentares devido divergências sobre pertinência de certo tipo de indicação apresentada. O vereador Jefferson Silva vem sendo alvo de criticas por indicações que apresenta.
Foram aprovadas duas indicações do vereador Jefferson, solicitando recapeamento asfáltico de todas as ruas do Jd. Nayara e do Jd. Elisa. ”Tenho andado ali no Jd. Nayara e Jd. Elisa e tem umas ruas bastante detonadas, sei que os recursos são poucos, mas estou fazendo minha parte”, declarou o parlamentar.
Foto: Adílson Oliveira | Divulgação
Câmara de Embu das Artes não votou nenhum projeto nesta semana
Vereador Pedro Valdir criticou as indicações apresentadas por Jefferson. “O regimento interno tem que ser alterado”, disse. “Não tem como um único vereador pedir indicação para todo o bairro, concordo com uma rua ou outra. O prefeito Chico Brito sabe das deficiências que tem aqui, nosso prefeito tem consciência disso. Não estou tentando atrapalhar o trabalho do Jefferson”, completou.
Edvânio Mendes também rebateu as indicações apresentadas. “Eu sei que é prerrogativa do vereador fazer esse tipo de indicação, mas temos que ter consciência. É muito simples, é muito cômodo vir aqui e fazer indicação para o bairro todo. Não tem cabimento fazermos indicação num bairro no total, isso é comprometer o nosso gestor municipal, colocando nosso prefeito em uma situação ruim”, disparou. E disse que quando um vereador apresenta esse tipo de indicação representantes da rua deveriam estar presentes.
Jefferson ironizou o comentário. ”Da próxima vez que fizermos uma indicação dessas, nós podemos lotar a Câmara, não é isso que nossos queridos e amados vereadores querem? Acho que fica mais fácil para aprovarem a indicação sem questionamento”.
Júlio Campanha seguiu a mesma linha de críticas a Jefferson. “Essas indicações estão sendo banalizadas, realmente não tem cabimento uma situação dessas [solicitar obras em um bairro todo]”, falou.
O vereador Jabá saiu em defesa do colega Jefferson. “Sou contra a atitude do parceiro Edvânio, ele já indicou várias ruas para recapeamento, o que ele toma como base para boicotar as indicações do colega? Ele já fez vários ofícios e indicações, agora mudou de ideia? Temos que respeitar o regimento interno? Temos, mas também temos que respeitar o colega”, disparou.
Mendes se defende. “Não sou o tipo de pessoa que muda de opinião de repente, sou uma pessoa consciente dos meus atos, eu aprendo no dia a dia, não seria tão inábil de fazer uma indicação tão pífia da qual você faz”, alfinetou.
Luiz Calderoni declarou que as indicações “não servem para nada” e que a discussão em torno do tema seria porque o plenário está “sem assunto para ficar tocando essa sessão”, disparou.
O presidente da Câmara, Doda, informou que o departamento jurídico da Casa está analisando o regimento interno da Câmara de São Paulo, como referência, para as mudanças que poderão acontecer no regimento do legislativo embuense, que deve acontecer no início de 2014. “Vamos nos reunir com todos os vereadores para propormos algumas mudanças”, esclareceu o presidente Doda.