Secretário de Saúde anuncia inauguração de Caps II
Nely Rossany, da Gazeta SP
Durante audiência pública ontem na Câmara de Vereadores de Taboão da Serra, o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa anunciou a entrega do Centro de Atenção Psicossocial para adultos (Caps II) no mês de novembro. Segundo Tarifa, a unidade vai funcionar na avenida Ibirama, no Jardim São Judas atendendo pacientes a partir dos 18 anos que precisem de acompanhamento e tratamento na área de saúde mental.
Taboão da Serra já conta com dois Centros de Atenção Psicossocial, o infantil e o Álcool e Drogas para tratamento de dependentes químicos. O Caps para adultos faz parte do novo modelo no tratamento de pacientes que precisam de atendimento psicológico e psiquiátrico permanente com atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos. “Não é só um tratamento com medicamentos, porque o paciente com transtornos mentais, precisa também da reinserção social”, disse o secretário.
Foto: Eduardo Toledo | Arquivo do Portal O Taboanense
O secretário de saúde José Alberto Tarifa anunciou a novidade
De acordo com a Coordenadora da Saúde Mental de Taboão da Serra, Dra. Fernanda Zanetti, o Caps terá capacidade para atender até 220 pacientes por mês e vai contar com uma equipe multidisciplinar com psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e auxiliar de enfermagem. “O paciente é acolhido e recebe uma avaliação individualizada e de acordo com a doença é indicado um projeto terapêutico. Os tratamentos serão divididos entre intensivo, semi intensivo e não intensivo, de acordo com a periodicidade que o paciente deverá realizar atividades na unidade”, explicou a coordenadora.
Prestação de contas
A audiência pública da saúde também contou com a presença da empresa Iacta Saúde, responsável pela gestão do Pronto Socorro e maternidade da Antena. Essa foi a primeira vez que a instituição participa das prestações de contas no Legislativo.
Uma das questões mais polêmicas foi a falta de vagas de urgência e UTI do Hospital Geral do Pirajuçara. Segundo o demonstrativo da Iacta, nos meses de julho, agosto e setembro, foram solicitadas 97 remoções de pacientes da rede pública da cidade para o HGP, mas nenhuma foi atendida. “Temos que debater esse problema, não é possível que o HGP negue todos os pedidos de UTI, é necessário a ampliação urgente dos leitos, um município com mais de 240 mil habitantes não pode ficar dependendo de apenas 10 vagas de UTI”, afirmou o vereador Wagner Eckstein, presidente da Comissão de Saúde.
Novas Unidades Básicas
Além da inauguração do Caps II, José Alberto também garantiu que o município já recebeu repasse do Governo Federal para a construção de mais duas Unidades Básicas de Saúde na cidade, uma no Parque Laguna e outra no Jardim Record. Tarifa explicou que a região do Laguna é um dos locais mais carentes de equipamentos públicos e que até o final de 2012 deve receber um posto de saúde. Já a unidade do Jd. Record deve sair do prédio alugado e ganhar espaço próprio, com entrega prevista também para 2012.
Legenda: Secretário participou de audiência pública e além de anunciar nova unidade de saúde, também prestou contas