EM ALTA
Home

Secretário de Educação explica o fim de cursos profissionalizantes

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/12/2010 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

O secretário Municipal de Educação, José Marcos, explicou em entrevista ao Portal Taboanense, os motivos pelos quais a prefeitura de Taboão da Serra, optou por extinguir os cursos técnicos de Informática e Contabilidade.

O curso técnico de contabilidade informou o secretário, está com os dias contados, de acordo com a Lei 12.249/2010, de 11 de junho deste ano, os profissionais da área contábil somente poderão exercer a profissão após a regular conclusão do curso de graduação em Ciências Contábeis e após aprovação em Exame de Suficiência, aplicados pelos Conselhos Regionais de Contabilidade em todo o país.

Foto: Eduardo Toledo

O secretário de educação, José Marcos

Quanto ao curso de informática, sai o técnico que tinha duração de um ano e meio, e entra o curso profissionalizante com duração de seis meses. José Marcos acredita que o curso não perderá sua qualidade com a diminuição da carga horária.

“O objetivo do prefeito Evilásio Farias, é oferecer ao munícipe educação com qualidade e empregabilidade”, ressaltou. Segundo José Marcos, não tão tem porque continuar investindo em cursos que estão com os dias contados e não serão mais reconhecidos, a prioridade e responsabilidade do município é com as crianças do ensino básico Infantil e Fundamental.

“Não vamos continuar investindo em cursos que não vão mais certificar. Mas o município já está providenciando novos cursos, entre eles o curso de Gastronomia, Pró Jovem, Inglês e Informática para o trabalho. Cursos profissionalizantes e mais rápidos para que o aluno possa ingressar no mercado de trabalho”, esclareceu o secretário.

“Estamos pensando na questão da empregabilidade, cursos mais rápidos, vamos aplicar os recursos que temos para atender quem ainda não teve acesso a educação, as crianças, nossa verba não dá pra cobrir tudo, por isso precisamos priorizar”, concluiu.

Todos os profissionais envolvidos nos cursos técnicos não serão prejudicados. “Os professores serão reintegrados à rede”, disse. Todas essas informações foram transmitidas pelo secretário José Marcos, a uma comissão de alunos dos dois cursos e aos vereadores Carlos Andrade, José Luiz Elói, Olívio Nóbrega e Natalino Soares, em uma reunião na secretaria de Educação na última quarta-feira (8).

Notícias relacionadas