Secretário alerta para surto de conjuntivite em Taboão da Serra
“Chegamos a atender 200 casos por dia, chegamos no pico, nesse momento esta tendo uma queda, acho que o período mais crítico já passou”, disse Tarifa.
Foto: Eduardo Toledo
O secretário de saúde, José Alberto, alerta para os cuidados para evitar a doença
A doença é altamente contagiosa e a secretaria da Saúde recomenda que, a qualquer sintoma da infecção a pessoa procure um médico. No PS Antena há um médico, exclusivamente, para atender os pacientes com sintomas da doença. Porém os PS Akira Tada e Infantil também estão com fluxo de atendimento, assim como as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A princípio a doença é viral, mas existem casos que podem se complicar e quanto mais cedo for diagnosticado o problema, mais rápido inicia-se o tratamento.
“Recomendamos que a pessoa procure um Pronto Socorro, é preciso diagnosticar a doença e tomar os devidos cuidados. Casos mais graves estão sendo encaminhados para o oftalmologista na UBS Jd. Helena”, informou o secretário.
O surto não causou interrupção das aulas nas escolas da cidade, porém os professores estão orientando os pais a não levarem seus filhos à escola no caso de suspeita uma vez que a doença tem alto poder de contágio. Nós é que levamos a doença, o vírus não voa, por isso alguns cuidados são essenciais, como lavar as mãos com freqüência e evitar colocar as mãos nos olhos.