Secretária diz que mamógrafo foi perdido após descaso
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————
A secretária de saúde, Raquel Zaicaner, afirmou nesta quinta-feira, dia 6, durante audiência pública na Câmara Municipal de Taboão da Serra que um mamógrafo foi perdido pela administração passada. Segundo a médica, o aparelho foi instalado em um local inadequado, com goteiras, o que acabou queimando o aparelho. “O mamógrafo nunca tirou uma chapa”, disse.
Segundo a denúncia da secretária, o aparelho ficou guardado, sem ser instalado durante anos no Cento de Referência da Mulher, no Jd. São Paulo. “É uma pena, um desperdício de verba pública. Mandamos o aparelho para conserto, mas a placa-mãe queimou e não é possível recuperar o mamógrafo”.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
Dra. Raquel Zaicaner: "mamógrafo nunca tirou uma chapa"
De acordo com as informações fornecidas pela secretária, o mamógrafo nunca foi utilizado pela administração passada. “Ele foi instalado e não observaram que tinha uma goteira em cima dele, quando ligaram a placa-mãe do aparelho queimou. Ele ficou lá, mas não foi mandado para conserto Então foi alugado um novo equipamento”
Quando assumiu a secretaria, Raquel chegou a mandar o aparelho para um especialista, mas o conserto não pode ser feito. “Quando nós chegamos e descobrimos que existia esse mamógrafo, mandamos ele para conserto, mas descobrimos que o dano era irreversível”.
Raquel Zaicaner disse para os vereadores que na administração passada um mamógrafo foi alugado para atender as pacientes. Atualmente as mulheres que precisam fazer exames no mamógrafo são encaminhadas para o Hospital Geral do Pirajuçara. A prefeitura pretende comprar um aparelho que custa em torno de R$ 100 mil.