Secretaria da Fazenda de SP orienta sobre pagamento do IPVA
Cátia Rodrigues, da Agência Brasil
Quem tem um carro, moto ou outro veículo já sabe que terá de reservar um dinheiro das despesas familiares para quitar o IPVA no início do ano. Os contribuintes de São Paulo começaram 2016 com mais uma obrigação: ficar alerta com um possível golpe do falso boleto para pagamento do imposto.
Estão circulando boatos pela internet que alguns contribuintes receberam esses boletos falsos. Além disso, atuam na rede sites falsos, que simulam a aparência da página da Secretaria da Fazenda do estado, responsável pela cobrança do IPVA.
A diretora de Arrecadação, Erika Yamada, alerta que o único documento enviado pela Secretaria aos contribuintes é o aviso de vencimento do imposto.
E Erika Yamada explica como os contribuintes devem proceder para quitar o débito do IPVA sem problemas.
A Secretaria da Fazenda iniciou, em dezembro, o envio de quase 18 milhões de avisos de vencimento de IPVA para todo o estado. O documento traz informações sobre o valor do imposto.
Os contribuintes paulistas devem quitar o imposto à vista, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela do tributo neste mês. As outras duas prestações terão de ser pagas em fevereiro e março.
Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% até 20% do valor do imposto ao dia, mais 1% de juro por mês.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Investigações Criminais vai realizar a apuração das denúncias sobre os falsos boletos de pagamento do IPVA.