Saúde de Taboão da Serra terá curso de Cuidadores Informais
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Por Ricardo Vaz
Uma aula inaugural ministrada pela Dra. Maria Goretti Maciel, médica consultora da Sociedade Brasileira de Cuidados Paliativos, acontece no Cemur, dia 02 de agosto, ás 14h, onde as Secretarias de Saúde, Esporte e Assistência Social lançam o “Curso de Cuidadores Informais”.
O curso surgiu depois que as Secretarias envolvidas, por lidarem diretamente com os idosos, perceberam que os pacientes acamados precisam de uma atenção especial por parte dos seus cuidadores. “A pessoa idosa requer um cuidado especial e muitas vezes a família ou a pessoa que cuida não está preparada para aquela situação. E, com esse curso pretendemos dar um suporte e um preparo para que eles possam desempenhar melhor as tarefas referentes ao cotidiano”, comentou o prefeito Fernando Fernandes.
Foto: Ricardo Vaz | Divulgação
Secretarias estiveram reunidas para definir o formato do curso a ser lançado no dia 02 de agosto
De acordo com a Secretaria de Saúde, o primeiro passo foi formar uma Rede de Atenção ao Idoso e deste grupo surgiu a iniciativa de elaborar o Curso de Cuidadores Informais. “Podem participar além dos cuidadores de idosos acamados, os de crianças e adultos que necessitem de cuidados especiais no seu lar”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
A princípio foram disponibilizadas 200 vagas para capacitação dos cuidadores informais distribuídas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro em grupos de 50 pessoas. “A aceitação foi muito boa pelos familiares dos acamados e já temos aproximadamente 100 pessoas inscritas para participar do curso”, lembrou Dra. Raquel.
Para a secretária de Assistência Social, Arlete Silva, “a pessoa se torna cuidador sem querer e o curso vai possibilitar uma formação de qualidade onde todos os envolvidos terão a oportunidade de sair mais preparado para a rotina do dia a dia com os idosos dentro de casa”.
De acordo com o IBGE Taboão da Serra conta com aproximadamente 25 mil pessoas acima dos 50 anos inscritas no cartão SUS que precisam de um cuidado especial, e, segundo o secretário de Esportes, Fábio Fernandes, “a falta de preparo da pessoa que cuida muitas vezes leva o idoso a sofrer sequelas irreversíveis e o curso vai mostrar a maneira correta de lidar com cada situação”.
O curso
O restante do curso será ministrado no Centro de Convivência do Idoso, na Av. José Maciel, nº 708, Jardim Maria Rosa. Dividido em quatro módulos vai abordar primeiro a senescência, senilidade, psicologia e Assistência Social, depois o segue com enfermagem, manuseio, curativo e higiene, no terceiro módulo entra a parte da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação física e por último a nutrição, farmacologia, odontologia.
Após o curso, os cuidadores ainda terão o suporte psicológico oferecido pela Coordenação de Saúde Mental, através de rodas de conversa e terapia em grupo.
Inscrições para o curso
As inscrições poderão ser feitas na Secretaria da Saúde pelos telefones 4788-5636 ou 4788-5629 ou no dia da aula inaugural.
Serviço
Aula Inaugural “Curso de Cuidadores Informais”
Local: Cemur
Endereço: Praça Nicola Vivilechio, s/n, Centro do Taboão
Data: 02 de agosto
Horário: 14h00