EM ALTA
Home

São Lourenço completa 25 anos neste domingo, shows agitam a cidade

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/03/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Nely Rossany

O município de São Lourenço da Serra completa neste domingo, dia 12 de março, 25 anos de emancipação político-administrativa e a prefeitura prepara uma grande festa para celebrar a data. O final de semana será com shows na Praça 10 de Agosto, no Centro e na segunda-feira, dia 13, a partir das 19 horas, a festa vai ficar por conta de grandes nomes da música sertaneja como Edson e Hudson, Hugo Pena, Caio Mendes e César Menotti e Fabiano.

Neste sábado, dia 11, a praça receberá shows de artistas locais. No domingo, dia 12 acontece o desfile cívico pela manhã e à tarde mais apresentações musicais. A entrada será 1 quilo de alimento não-perecível, que de acordo com a prefeitura será doado para famílias carentes da cidade.

São Lourenço da Serra é a cidade mais nova da região e foi emancipada há 25 anos | Arquivo

História. A cidade de São Lourenço da Serra conserva ares de cidade de interior, mesmo estando a apenas 52 km da capital paulista. O município de apenas 18.852 mil habitantes tem 186 km de área e muito verde.

A história de São Lourenço da Serra tem início no século XVIII, época do Brasil colônia e do movimento das bandeiras que desbravavam os sertões em busca de ouro, pedras preciosas e índios para escravizar. Em 1562 foram instalados na região os postos de Embu e Itapecerica, com a chegada dos jesuítas. O núcleo de população indígena aumentou muito com a vinda dos índios da aldeia Carapicuíba. Seguindo o rastro dos bandeirantes, chegaram os jesuítas que iniciaram com os índios o trabalho de catequização e o ensino da técnica do plantio. Esse lugar, hoje, é a divisa de São Lourenço da Serra com Itapecerica da Serra, bairro chamado Aldeinha.

Em meados de século XIX, chegaram à região dois caçadores, Manoel Soares de Borba e Manoel Mendes Rodrigues, que encontraram jesuítas e uma capela construída em honra de São Lourenço no local da antiga aldeia abandonada por seus colonos em virtude da febre do ouro.

A terra era boa para a lavoura e para as pastagens e os dois resolveram se estabelecer com suas famílias. O vilarejo crescia e tornou-se necessário aumentar também seu campo de trabalho. Partiram, então, para a produção e o comércio do carvão, levado para Santo Amaro com outras mercadorias e trocadas por café, arroz, açúcar, sal, remédios e tecidos. Com o passar do tempo, as duas fazendas originais foram se transformando em um vilarejo inicialmente chamado "Vilarejo dos Borbas". Depois, seu nome foi mudado para Bairro de São Lourenço da Serra.

Nessa época já havia uma estrada que vinha de Itapecerica, passava pela Aldeinha e seguia até Juquitiba. A partir de 1900, o bairro recebeu novos habitantes, se desenvolveu e estabeleceu uma atividade comercial própria. O resultado dessa expansão territorial do desenvolvimento econômico, com a exploração de metais e outras atividades, foi a criação do distrito de São Lourenço da Serra em 30 de dezembro de 1953, do município de Itapecerica da Serra, com território desmembrado do distrito-sede e dos distrito de Embu-Guaçu e Juquitiba. Apenas em 30 de dezembro de 1991 adquiriu autonomia políticaadministrativa.

Notícias relacionadas