Samu de Taboão realizou mais de 17 mil atendimentos em 2014
Em 2014 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taboão da Serra recebeu 24.872 chamadas, destas 17.596 resultaram em atendimentos, 2.740 orientações médicas via telefone e 2.484 trotes, ou seja, quase 10% das ligações recebidas pelo 192.
O número de atendimentos com suporte avançado de vida (USA), que exige a presença de médico, enfermeiro e auxiliar nas viaturas, chegou a 2.086 durante o ano. Com a unidade de suporte básico 1 foram registrados 7.622 e com o suporte básico 2 foram contabilizados 7.888 atendimentos.
A central do Samu de Taboão é composta por 10 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado de vida (UTI Móvel), seis de suporte básico e duas adaptadas para transportar pessoas com deficiência. A equipe é formada por médicos, enfermeiros, condutores socorristas e auxiliar de enfermagem, além do pessoal da área administrativa.
O serviço só deve ser acionado em situações que representem risco de danos graves ao paciente ou em risco de morte, como problemas cardíacos, quedas, fraturas, queimaduras, acidentes automobilísticos com vítimas, atropelamentos, afogamentos entre outros.
Passar trote é crime com pena prevista no Código Penal Brasileiro. Em abril de 2012, foi aprovada lei estadual que multa quem passar trote para centrais de Emergência da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros ou do Samu. O valor da multa pode chegar a R$ 1 mil.