Samu completa quatro anos em Taboão com mais de 40 mil atendimentos
Segundo o secretário municipal de Saúde, José Alberto Tarifa, grande parte dessas 40 mil pessoas atendidas tiveram suas vidas salvas pelo serviço. “Considero o Samu o Anjo da Guarda de Taboão da Serra”, declarou Tarifa.
Foto: W. Raeder | Divulgação
Evento de inauguração do Samu no dia 8 de março de 2007
Hoje o Samu atende com cinco ambulâncias de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel, além de uma Motolância, de acordo com o secretário Tarifa, ela é utilizada nos atendimentos rápidos onde há trânsito intenso, estabilizando o paciente e aguardando a chegada da ambulância com os equipamentos e profissionais necessários para o caso.
Apesar do importante e sério trabalho prestado pelo Samu, a quantidade de trote recebido é muito grande, em alguns meses chega a quase metade do total das ligações recebidas. Ainda de acordo com Tarifa, quando o trote não é identificado pelo atendente, há um grande transtorno, uma vez que a ambulância é mobilizada para o atendimento, com muitos equipamentos e profissionais, e o trote só é descoberto quando chegam ao local.
Ao ligar no telefone 192, o atendente do Samu faz algumas perguntas, que precisam e devem ser respondidas com seriedade. Algumas pessoas ficam ansiosas e não compreendem o porquê das perguntas e muitas vezes ficam irritadas. Mas como informou o secretário, o atendente precisa de informações sobre o caso para saber qual veículo, quais equipamentos e profissionais devem ser disponibilizados para o atendimento. Se o atendimento não for realizado com o suporte necessário a vida do paciente fica em risco.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Para manter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, são gastos anualmente, R$ 4 milhões, valor equivalente ao custeio da Maternidade municipal, informou o prefeito Evilásio Cavalcante Farias. “Não considero despesa e sim, investimento”, disse.
O Prefeito falou da importância do Samu para a cidade e diz sentir-se orgulhoso de ter implantado o serviço em Taboão da Serra.
“O Samu é um grande e importante equipamento que temos, significa a presença de profissionais qualificados que levam a quem necessita cuidados emergenciais. É uma honra ter sido o prefeito que implantou o Samu em Taboão da Serra. Essa equipe faz Taboão da Serra ser diferenciada, não é qualquer cidade que dispõe de um equipamento desses”, finalizou Farias.
Veja fotos da cerimônia de inauguração do Samu
Foto: W. Raeder | Divulgação