EM ALTA
Home

Samu completa quatro anos em Taboão com mais de 40 mil atendimentos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

04/03/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Na próxima terça-feira, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Taboão da Serra completa quatro anos. Inaugurado em 08 de março de 2007, já realizou mais de 40 mil atendimentos. Atualmente são realizados, em média, mil atendimentos por mês, sendo que cerca de 100 deles pela unidade avançada (UTI).

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Alberto Tarifa, grande parte dessas 40 mil pessoas atendidas tiveram suas vidas salvas pelo serviço. “Considero o Samu o Anjo da Guarda de Taboão da Serra”, declarou Tarifa.

Foto: W. Raeder | Divulgação

Evento de inauguração do Samu no dia 8 de março de 2007

Hoje o Samu atende com cinco ambulâncias de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel, além de uma Motolância, de acordo com o secretário Tarifa, ela é utilizada nos atendimentos rápidos onde há trânsito intenso, estabilizando o paciente e aguardando a chegada da ambulância com os equipamentos e profissionais necessários para o caso.

Apesar do importante e sério trabalho prestado pelo Samu, a quantidade de trote recebido é muito grande, em alguns meses chega a quase metade do total das ligações recebidas. Ainda de acordo com Tarifa, quando o trote não é identificado pelo atendente, há um grande transtorno, uma vez que a ambulância é mobilizada para o atendimento, com muitos equipamentos e profissionais, e o trote só é descoberto quando chegam ao local.

Ao ligar no telefone 192, o atendente do Samu faz algumas perguntas, que precisam e devem ser respondidas com seriedade. Algumas pessoas ficam ansiosas e não compreendem o porquê das perguntas e muitas vezes ficam irritadas. Mas como informou o secretário, o atendente precisa de informações sobre o caso para saber qual veículo, quais equipamentos e profissionais devem ser disponibilizados para o atendimento. Se o atendimento não for realizado com o suporte necessário a vida do paciente fica em risco.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. Para manter o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, são gastos anualmente, R$ 4 milhões, valor equivalente ao custeio da Maternidade municipal, informou o prefeito Evilásio Cavalcante Farias. “Não considero despesa e sim, investimento”, disse.

O Prefeito falou da importância do Samu para a cidade e diz sentir-se orgulhoso de ter implantado o serviço em Taboão da Serra.

“O Samu é um grande e importante equipamento que temos, significa a presença de profissionais qualificados que levam a quem necessita cuidados emergenciais. É uma honra ter sido o prefeito que implantou o Samu em Taboão da Serra. Essa equipe faz Taboão da Serra ser diferenciada, não é qualquer cidade que dispõe de um equipamento desses”, finalizou Farias.

Veja fotos da cerimônia de inauguração do Samu

Foto: W. Raeder | Divulgação


Notícias relacionadas