Home
›
Samba reúne amigos em prol da solidariedade no Jd. Maria Helena
4 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
“Fazer da nossa alegria, a alegria da nossa comunidade”. Esse é o lema de um grupo de amigos do Jd. Maria Helena que desde novembro do ano passado se reúne para uma roda de samba no bairro. Mas, a iniciativa do Projeto Samba dos Amigos (PSA) não é apenas a diversão, é também solidariedade. A cada apresentação o grupo arrecada alimentos que são doados para entidades de Taboão da Serra.
A idéia parece simples, e é. Talvez por isso venha dando tantos resultados positivos e atraindo cada vez mais pessoas que contribuem para o crescimento do projeto. No último domingo, dia 14, o grupo se reuniu na escola municipal Terezinha Volpato e pelo menos 400 pessoas passaram por lá para curtir o samba de raiz e também colaborar com as entidades assistidas pelo projeto.
Foto: Eduardo Toledo
Público leva um quilo de alimento para assistir ao samba solidário
Todos os alimentos arrecadados, quase meia tonelada, foram destinados para a Igreja Santa Ana, para a Casa José Eduardo Cavichio (Cajec, que cuida de crianças com câncer) e também para a Casa Transitória. “O nosso projeto, além de arrecadar alimentos, também tem outra intenção, que é proporcionar uma vez por mês um momento de lazer e alegria para toda a nossa comunidade do Jd. Maria Helena e região”, afirma Matias, um dos fundadores do grupo.
O Projeto Samba dos Amigos acontece sempre nos terceiros domingos do mês, das 14h às 20h. No começo, o projeto acontecia em um bar da região, mas com o crescimento passou a ser realizado na quadra da escola Terezinha Volpato. Esse foi o foi o 10º evento realizado pelo grupo, que em janeiro volta com as atividades. No último encontro, a bateria da escola de samba Unidos do Morro fez uma apresentação que foi muito aplaudida pelo público.
O começo
O início do projeto aconteceu meio que sem querer. Em um domingo à tarde, um grupo de amigos estava em bar do Jd. Maria Helena tomando uma cerveja quando decidiram fazer uma roda de samba. A brincadeira deu certo, dezenas de pessoas se juntaram ao grupo para cantar e dançar. Foi aí que surgiu a idéia de transformar a diversão em solidariedade.
Segundo Matias, Marcelinho S/A e Evaldo Vardão, fundadores do projeto, o PSA também quer resgatar sambas das décadas de 70, 80 e 90. Na roda de samba, sambas Fundo de Quintal, Luiz Carlos da Vila, Zeca Pagodinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, João Nogueira, Paulinho da Viola, Reinaldo, Lecí Brandão e Arlindo Cruz são reinventados em todos os encontros.
Hoje o projeto envolve nove músicos de Taboão da Serra. Fernando Sapão, Ivan, Julio Cesar, Marcelinho S/A, Marquinhos, Matias PSA, Tibiriçá, Vardão e Eric. O PSA conta com o apoio da prefeitura municipal que sede a quadra onde acontece os encontros e do vereador Valdevan Noventa, que empresta o som para o grupo.
Anota aí
Para mais informações o Projeto Samba dos Amigos mantém uma página no Orkut, um e-mail (sambasolidario@hotmail.com) e também os telefones 8217-0399 e 8826-2859.