Sabesp tem plano b, caso o nível de água do sistema Cantareira continue baixo
Nesta sexta-feira, dia 21, o sistema de água Cantareira atingiu o menor índice da história, 17,7%, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. As chuvas do último final de semana não ajudaram muito, e o nível piorou. Se até agosto a situação não melhorar, a Sabesp irá utilizar um plano emergencial.
O sistema Cantareira abastece parte de Taboão da Serra, além da cidade, a água da represa abastece 8,8 milhões de pessoas das zonas norte, central, parte da leste e oeste da capital e dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul e parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.
Se, até o mês de agosto as chuvas continuarem escassas, a Sabesp deverá utilizar um plano emergencial conhecido como “volume morto” águas dos reservatórios do Jacareí e Atibainha, um reservatório de 400 milhões de metros cúbicos do sistema Cantareira.
A Sabesp nunca usou essa reserva por falta de equipamento tamanha a profundidade, mas o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já anunciou que irá comprar bombas para que essa reserva possa ser utilizada, caso seja necessário.
Dicas da Sabesp para economizar água
– tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
– lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
– não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
– ao lavar o carro, use um balde;
– acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
– deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.