EM ALTA
Home

Sabesp é multada por contaminar córrego no Parque Tizo

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

09/09/2008 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade
O Parque Tizo, última reserva da Mata Atlântica em toda a região nem foi inaugurado pelo Governo do Estado e a Sabesp já recebeu uma multa por ter contaminado o córrego do Itaim que corta toda a extensão do parque, uma área verde de 1,3 milhão de m², duas vezes maior do que o Parque do Ibirapuera.
 
Segundo o jornal Folha de São Paulo, uma falha no sistema de coleta de esgoto da Sabesp teria contaminado o córrego. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo aplicou a multa, no valor de R$ 1,2 milhão. A Sabesp já foi notificada e terá que limpar o local.

Foto: Reprodução | Google

Imagem aérea do Parque Tizo, em vermelho as moradias irregulares

 
A Sabesp disse que o problema aconteceu porque foram jogados entulhos e restos de construção civil em cima da rede coletora de esgoto, o que causou danos nos canos, fazendo com que os detritos vazassem até o córrego. A empresa ainda disse ao jornal Folha de São Paulo que depende da prefeitura de São Paulo para implantar melhorias no sistema.
 
A contaminação provocada pela falha na tubulação não é a única responsável pela poluição do córrego. Moradores que moram ao lado da mata afirmam que muitas casas irregulares do Jd. Ipê jogam o esgoto diretamente nos mananciais. “É uma vergonha o que acontece aqui”, disse um morador que pediu para não ter seu nome divulgado. “A gente reclama e ninguém vem resolver esse problema”.
 
O Parque Tizo foi criado pelo então governador Geraldo Alckmin em 2006. De lá pra cá o local continua fechado para visitações e pouca coisa foi feita no local. A mata atlântica se estende pelas cidades de São Paulo, Cotia, Osasco, Taboão da Serra e Embu e é a maior área verde de toda a região metropolitana.
 
Além de várias nascentes, o local abriga espécies da mata atlântica como capivaras, veados, tatus, quatis e muitas aves. Árvores como jequitibás, figueiras e carvalho brasileiro, espécies ameaçadas, também fazem parte da vegetação original.

Leia também: Parque Tizo terá mata atlântica como um de seus atrativos

Notícias relacionadas