EM ALTA
Home

Rosana Maciel assume a secretaria de finanças

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

08/02/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
——————————–

 Publicado no Blog do Toledo

O prefeito Evilásio Farias começou a reforma no seu secretariado, conforme adiantou o Portal O Taboanense na semana passada. Rosana Maciel assume a secretaria de finanças (fazenda) que estava vaga desde a primeira semana de janeiro, quando Marco Porta se afastou da pasta. Evilásio já assinou a sua portaria que só será divulgada na próxima edição do Diário Oficial. Pelo menos outras cinco secretarias devem ter mudanças ainda nesta semana.

Rosana Maciel chegou a assumir o cargo em junho do ano passado, em meio a crise que abalou o governo após a prisão de 26 pessoas na operação Cleptocracia. Três dias depois, alegando motivos pessoais, ela pediu demissão, mas continuou na secretaria como diretora de departamento.

Foto: Eduardo Toledo

Rosana Maciel é a nova secretária de finanças da prefeitura de Taboão da Serra

Outra novidade que deverá ser anunciada pelo prefeito de Taboão da Serra é à saída de Luis Lune da Secretaria de Esportes. Como pré-candidato a uma vaga na Câmara Municipal, Lune deixará o cargo ainda nesta semana. Para seu lugar deve assumir o colega de partido, Toninho, do PCdoB. O nome do ex-vereador Roberto de Souza, o Taiadera, cotado para assumir a pasta foi preterido, segundo uma fonte, pela Executiva Nacional do partido.

Através da reforma do secretariado, Evilásio ainda tenta segurar o Partido Progressista (PP) ao seu lado. Informações obtidas pelo Blog dão conta que o prefeito ofereceu ao presidente da legenda, Raí Collor, a secretaria de Planejamento. A “oferta” foi rejeitada. Em seguida, Evilásio teria oferecido a secretaria de Cultura, Raí não disse nem que sim, nem que não.

O PP terá uma reunião decisiva na próxima sexta-feira, dia 10, com a executiva estadual do partido. Ao que tudo indica, a sigla irá apoiar Fernando Fernandes, apesar da rejeição de alguns pré-candidatos.  Porém, a executiva estadual, através do poderoso Maluf, já teria batido o martelo. Caso o caminho até os tucanos seja sem volta, Raí estaria alijado do processo de reforma do secretariado.

A atual secretária da pasta, a vice-prefeita, professora Márcia, já teria indicado uma pessoa de sua confiança para ocupar o cargo. “É um assessor que conhece o andamento da secretaria, não quero revelar o nome”, disse. O nome indicado pela vice seria de Luis Domingues, com grande rodagem na área cultural de Taboão da Serra.

Certeza mesmo é o nome do engenheiro Orlindo, no lugar de Carlos Eduardo de Toledo, na secretaria de Manutenção. Eduardo Rijo deve mesmo assumir a secretaria de governo, apesar da resistência de alguns vereadores. Seu nome é cotado para substituir Marco Porta, com qual mantém grande afinidade.

Foto: Eduardo Toledo

Toninho é cotado para secretaria de Esportes, que deve continuar no comando do PCdoB

Na comunicação, é certa a saída do jornalista Mário de Freitas. Em seu lugar, o nome mais cotado é da experiente publicitária Fernanda Zuccaro, mas a indicação pode naufragar devido a alguns detalhes que ainda estão sendo discutidos.

A maior incerteza é na pasta de Assistência Social e Cidadania, ocupada por Arlete Silva, pré-candidata a sucessão municipal. Segundo ela, o prefeito não comentou, até agora, sobre a antecipação da saída do cargo, que pela lei só acontece no dia 7 de abril. “Tive uma reunião com o Evilásio [na sexta-feira, dia 3] e nada sobre esse assunto foi discutido. Continuo no comando da pasta, normalmente”, disse por telefone.

Outra incógnita é em relação a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jacira Moreti, atual comandante da pasta, já manifestou o desejo de tentar uma vaga na Câmara Municipal, mas seu nome não aparece na reforma do secretariado. A reportagem tentou contato com o prefeito Evilásio Farias, mas não foi atendida.

 

Notícias relacionadas