Risco de desabamento faz prefeitura interditar casas em Osasco
Nely Rossany
A Prefeitura de Osasco interditou 49 casas no Jardim Arco-Íris por risco de desabamento da cidade, porém os moradores não deixaram suas residências. Segundo informações da prefeitura, as moradias foram construídas em cima de um aterro e diversas rachaduras são visíveis. Cerca de 486 pessoas foram afetadas, porém 150 ainda permanecem no local.
A maioria dos moradores relataram a prefeitura que há cinco anos atrás, houve um rompimento de uma adutora de água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A rede de água passou a ser aérea depois do incidente.
A Sabesp disse que fez estudos de mapeamento de solo e caracterizou a área como de alto risco. A companhia já tinha pedido que a Prefeitura de Osasco tomasse providências, porque a área é imprópria para receber assentamentos urbanos.
A Prefeitura de Osasco através de uma nota informou, que já prestou esclarecimento para as famílias sobre o programa bolsa-aluguel e que orientou os moradores a ficar na casa de parentes ou amigos até conseguir o auxílio.