Reunião do Conseg discute medidas para a prevenção de crimes
O Conseg Jd. Monte Alegre (Conselho Comunitário de Segurança) realizou sua primeira reunião na noite do dia 27 de janeiro na Escola Estadual Julieta Caldas Ferraz. O encontro contou com a presença do Capitão Will da 4ª Companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar, do Delegado Assistente de Taboão da Serra Dr. Marcelo Santos da Silva e do soldado Bruzaferro, representante da Guarda Cívil Municipal de Taboão da Serra além dos membros da Diretoria do Conselho.
A Presidente do Conseg Cida Borghi apresentou os dados sobre a distribuição dos brinquedos distribuídos no Natal. Cerca de 700 brinquedos foram arrecadados sendo 450 entregues na Escola Estadual Francisco Milano no Parque Laguna e o restante distribuído às crianças do Jardim Mirna, com apoio dos motociclistas do Águias de Taboão da Serra Moto Clube e viaturas da Polícia Militar. Uma triagem dos brinquedos foi feita para as crianças poderem receber brinquedos em boas condições.
Foto: Christian Sznick
Reunião do Conseg na última quinta-feira, dia 27
Os moradores do Jardim Mirna agradeceram a presença e apoio constante da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, porém a falta de uma base fixa no Jardim Mirna acaba facilitando a ação de marginais, com roubos de carros e assaltos aos moradores. Os moradores relatam casos de assaltantes com motos. A Obra Social Maria Madalena reiterou proposta para uma viatura da Polícia Militar possa ficar fixa ou com maior rotina no bairro.
O capitão Will da Polícia Militar citou que em alguns Estados e cidades existe uma legislação que determina ter espaços nos Bancos, junto aos caixas isolados do restante da fila e proíbe o uso de celulares dentro das agências Bancárias.
Em outubro de 2010 um projeto foi apresentado na Assembléia Legislativa de São Paulo propondo a proibição do uso de celulares, laptops, IPods entre outros equipamentos eletrônicos em Shoppings, Bancos e locais que tenham caixas eletrônicos instalados. A medida, polêmica foi aprovada na mesma época pelos Deputados Estaduais do Rio de Janeiro.
No Intercap foi relatado casos de jovens que ficam no bairro dando voltas com motos e carros filmados e que a integração dos moradores é importante para que estas informações sejam centralizadas.
No Parque Monte Alegre as ocorrências tem se concentrado no período da noite junto ao Cenáculo e a mata do entorno do Educandário Dom Duarte em trechos com deficiência na iluminação pública.
O consumo de drogas e álcool acentua-se em diversos locais a noite. Os moradores presentes apresentaram no Jardim São Judas próximo ao terreno destinado à sede do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Taboão da Serra, ao lado de um posto de combustível fechado por irregularidades.
Delegado Dr. Marcelo ressaltou na reunião aos presentes da necessidade da vizinhança trocar informações e fazerem uso do disque denúncia. Os casos de furtos em coletivos tiveram redução devido a ações das Polícias Militar Cívil. Diariamente são efetuados 40 boletins de ocorrência sendo 85% vinculados a crimes contra o patrimônio. Algumas ocorrências podem ser registradas na internet no Boletim de Ocorrência Eletrônico.
Os presentes discutiram sobre a criação de um panfleto com dicas para orientar a evitar assaltos e incentivar que a população faça o boletim de ocorrência para a Polícia ter o registro dos locais com maior número de ocorrências, solicitação ressaltada pelo Delegado Dr. Marcelo. Foi solicitado que os jornais regionais e os Portais de Notícias procurassem ampliar sua distribuição diretamente à população. Portais como O Taboanense foram citados como parceiros nesta divulgação.
Infraestrutura deficiente
A Presidente do Conseg informou a todos que esteve junto do Delegado Geral de Polícia de São Paulo, Marcos Carneiro Lima que comunicou não ter condições para abrir o 2º Distrito Policial de Taboão da Serra, aprovado em decreto estadual de 2006 pelo então Governador Geraldo Alckmin e que serão fechadas Delegacias em algumas cidades.
As câmeras de segurança da Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra estão a maior parte sem funcionar a espera de manutenção, conforme informou o representante da GCM na reunião.
A próxima reunião ficou marcada para acontecer na Associação dos Moradores do Jardim das Oliveiras, Avenida Tomaz de Aquino, 207, no dia 24 de fevereiro às 19h30
Serviço
Disque Denúncia: 181
Emergências Policiais: 190
4ª Companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar (Taboão da Serra): 4786-5888
2º Companhia do 36º Batalhão da Polícia Militar (Taboão da Serra): 4138-7233
Delegacia de Polícia de Taboão da Serra: 4701-2603
Guarda Civil Municipal: 4788-5376