Retotalização de votos garante Erlon Chaves como novo prefeito de Itapecerica
Erlon Chaves (PDT) é o novo prefeito de Itapecerica da Serra. A novidade foi confirmada na tarde desta quinta-feira, dia 24, após a Justiça Eleitoral concluir a retotalização dos votos das eleições de 2012. Com a nova contagem, Chaves assume o Executivo com 60,5% dos votos válidos.
De acordo com o advogado José Carlos Cruz, o novo prefeito só irá se manifestar após a diplomação, que acontecerá na próxima segunda-feira, dia 28, pela Juíza Eleitoral. A Câmara Municipal deve marcar e realizar a solenidade de posse em seguida. “Vamos trabalhar para que a diplomação ocorra 24h após a diplomação”, declarou Cruz.
O ex-prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB) e sua vice-prefeita Regina Corsini tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por compra de votos.
A decisão da cassação ainda cabe recurso de anulação. Chuvisco e Regina Corsini correm no Tribunal Regional Eleitoral para tentar garantir que os dois retornem ao cargo. Na última terça-feira, dia 22, a defesa entrou com pedidos de Embargos de Declaração no TRE.
Entenda o caso
A ação foi movida pela coligação do candidato da oposição, Erlon Chaves (PDT). A captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos, teria acontecido durante uma reunião com os estagiários da prefeitura no Clube Delfim Verde, no dia 5 de outubro de 2012, vésperas das eleições, onde o então prefeito Jorge Costa teria pedido votos a Chuvisco em troca dos estagiários permaneceram no cargo.