Região vacina mais de 31 mil crianças contra a Paralisia Infantil
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
————————————————————
Por Nely Rossany, da Gazeta SP
O sábado, dia 11, foi o Dia D da vacinação contra a paralisia infantil e 31.807 crianças de até 5 anos de idade foram imunizadas nas cidades de Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Só na cidade de Embu 13.186 crianças receberam a dose da vacina da Pólio. A vacinação continua até o dia 21 de junho.
Taboão da Serra pretende atingir 95% da meta e já vacinou 11 mil crianças no sábado. Para isso, além dos postos de saúde, a vacina também estava disponível em locais de grande circulação como os supermercados D´Avó, Extra e Carrefour. "Imunizamos 1399 crianças com menos de um ano, 2460 com um ano, 2479 na faixa etária de dois anos e 2740 com quatro anos", afirma a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.
Em Itapecerica da Serra, foram vacinadas 7.621 crianças, o que representa 65,61% da meta. Em Embu das Artes 71,7% da meta foi atingida no sábado, onde a meta é de vacinar 18.386 crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Embu das Artes, "é fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças o mais breve possível para receberem a imunização, e assim, o Brasil continuar a ser, reconhecidamente, uma nação onde a doença foi erradicada. A pólio ainda atinge países da Ásia e África, e a circulação de pessoas que viajam para esses locais e voltam ao nosso território é muito grande, o que pode reintroduzir o vírus novamente por aqui", informa a Secretaria.
A doença
A Poliomielite é causada pelo pólivirus, que ataca as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal, causando paralisia permanente em um a cada 200 casos. A infecção é transmitida por contato direto com partículas do vírus que são eliminadas pela garganta ou pelas fezes. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, em alguns casos, paralisia. A melhor maneira de prevenir é a vacina.