Região do Conisud terá 12 novas creches em parceria com o Estado
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
Nely Rossany, da Gazeta SP
A região sudoeste da Grande São Paulo será contemplada com a construção de 12 creches pelo programa do Governo do Estado Creche Escola. No total serão mais R$ 12 milhões de investimentos na região nos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra, que compõem o Conisud (Consórcio Intermunicipal da região sudoeste de São Paulo).
Na região, Cotia receberá cinco unidades, Taboão da Serra quatro e as demais, uma cada município. Os locais ainda serão definidos e cada prefeitura terá que apresentar os terrenos para a Secretaria Estadual de Educação que acompanhará a execução das obras.
Foto: Divulgação
O prefeito Fernando Fernandes, Geraldo Alckmin e a deputada Analice Fernandes
Em Taboão da Serra, a prefeitura indicou oito terrenos e a expectativa é que cada unidade atenda em média 300 crianças. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, são três plantas de prédios oferecidas aos governos municipais, que se adéquam à demanda de atendimento infantil do local e ao terreno apresentado pela prefeitura.
Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia. Ainda não há previsão para entrega das creches, pois ainda depende de processos de licitação, que serão abertos depois da escolha dos terrenos. Ainda segundo a Secretaria de Educação, cada unidade tem o custo estimado em R$ 1,4 milhão e pode variar de acordo com o projeto.
Com o convênio, o Estado firma parceria com as prefeituras, que ficam responsáveis pela apresentação do terreno, licitação e condução das obras, monitoradas e acompanhadas pela Secretaria da Educação. "Nós resolvemos ajudar as prefeituras para poder oferecer mais vaga de creches e universalizar o atendimento. Só no dia de hoje são 57 mil crianças que vão poder ter atendimento nas creches ou na pré-escola", destacou Alckmin.
A implantação das unidades foi baseada em um estudo realizado pela Fundação Seade, que cruzou informações de população com menos de cinco anos, demanda por creches e dados do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) dos municípios.