Região discute políticas de esporte e lazer durante conferência
Mesmo com público tímido, o encontro reuniu, no auditório central do Parque do Lago Francisco Rizo, secretários de Esportes e representantes da região, onde dissertaram propostas de melhorias para a inclusão social por meio do esporte e a necessidade dos municípios para implementação de projetos. Este ano, a Conferencia vai tratar de 10 temas apontados como primordiais para o desenvolvimento do esporte no Brasil, projetando o crescimento de Estados e municípios para os próximos 10 anos.
Em linhas gerais, o governo federal cobrará das cidades maior engajamento no levantamento de demandas que vão pautar investimentos nas áreas de formação, valorização profissional, esporte, lazer, educação, saúde, qualidade de vida, ciência, tecnologia, alto rendimento, futebol, financiamento de atletas, infraestrutura esportiva e economia, cujo objetivo é melhorar a estrutura do país para as Olimpíadas em 2016.
Além de programas que vão alicerçar a base (municípios) para a formação de novos atletas, nos próximos 10 anos o Brasil pretende ampliar a capacidade de atendimento de profissionais no serviço público. Para o prefeito de Embu, Chico Brito (PT), o encontro é uma oportunidade para a região apontar “o que pretender implantar como política de esporte para o futuro e intensificar a mobilização regional para atrair melhorias e investimentos para a região”.
Segundo apurou a Gazeta SP, na Secretaria de Turismo do município tramita um projeto, guardado a sete chaves, que solicitará ao governo federal e investidores do setor esportivo um repasse orçamentário para a construção de modernos centros de treinamentos (CT). A ideia é oferecer acomodações para as delegações internacionais que se hospedarão em São Paulo para a disputa da Copa do Mundo, em 2014, e depois destinar para a formação de atletas.
Com localização estratégica e população estimada em 1 milhão de pessoas, o sudoeste figura entre as regiões que podem receber investimentos da iniciativa privada para abrigar parte dos turistas que pretendem assistir aos jogos do mundial. Conforme adiantou a Gazeta SP, há estudos sendo elaborados para que dois municípios sejam contemplados com a construção de novos hotéis e centros esportivos.
Após os debates, foram eleitos delegados que vão representar a região na Conferência Nacional. Programas como o Esporte Cidadão (Embu) e o projeto Segundo Tempo, que realizam a inclusão de adolescentes e jovens por meio de práticas esportivas, também serão apresentados nos debates.