EM ALTA
Home

Região debate reorganização da RMSP na quarta-feira

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

29/04/2011 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

 

Na última terça-feira, dia 26, a assessora da secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, Brígida Sacramento, participou da reunião da Comissão de redação e Justiça da Câmara Municipal de Taboão da Serra e informou que a audiência pública da região que vai debater a reestruturação da Região Metropolitana de São Paulo acontecerá na próxima quarta-feira, dia 4, às 18h, na Câmara de Embu das Artes.

 Brigida Sacramento fala sobre a reorganização da Região Metropolitana de SP

 
As audiências públicas já aconteceram em outras regiões, inclusive em Cotia, com as cidades do eixo da Raposo Tavares. Na ocasião, além do secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz e nove deputados estaduais de diferentes partidos, prefeitos da região e representantes da sociedade civil, debateram a proposta e fizeram sugestões ao projeto que brevemente deverá ir para votação na Assembléia.

Foto: Rose Santana

Brígida Sacramentoexplica projeto para vereadores de Taboão da Serra

 
De acordo com Brígida Sacramento, as audiências são vitais para as seis cidades da região (Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu) apresentem sugestões para a reestruturação do projeto antes dele ser votado na Assembléia Legislativa.

”Hoje todos os municípios são tratados de forma igual,mas as cidades da região metropolitana abrigam um número maior de moradores, então essas regiões precisam ser tratadas de forma diferente. E que representa 80% do PIB do Estado e 27% do PIB Nacional”, disse.

Para o vereador e presidente da Câmara Municipal, Macário, essa é uma oportunidade da região reivindicar soluções para o governo do Estado, como no caso do lixo que é o maior problema das seis cidades da região. “Hoje Taboão da Serra joga seu lixo em Caieras a um custo muito alto. Temos condições de implantar uma usina de bioreciclagem, visitei uma no Rio de Janeiro e vi que é possível a implantação de um projeto desse na nossa região, mas precisamos de apoio”, disse.

Durante a visita na Câmara, Brígida lembrou ainda que as soluções para os problemas da região precisam ser tratados de uma forma macro. “O saneamento, o transporte público, o meio ambiente e o desenvolvimento econômico são situações que extrapolam as divisas. Temos que saber como lidar com municípios que tem situações tão dispares e fazem parte da mesma região”.

Segundo Brígida, o projeto que reorganiza da região metropolitana não enfrentou resistência de nenhum partido. “O número de deputados que participaram é muito grande. A Assembléia sugeriu que fossem feitas audiências públicas em diversas regiões e dessas cidades será no dia 4, às 18h, na Câmara de Embu”.

 
 

Notícias relacionadas