Região criou 697 postos de trabalho em novembro
Da Gazeta SP
A região sudoeste da grande São Paulo, formada por seis municípios gerou 697 postos de trabalho no mês de novembro. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Emprego e Trabalho, Taboão da Serra foi a cidade que mais criou vagas, 321 no total, o que representou um crescimento de 0,61%.
O saldo, apesar de positivo, é menor em comparação com o mesmo período de 2010, quando foram criadas 483 vagas. A área que gerou mais empregos foi a de Serviços, com 341 novas oportunidades. Outra área que se destaca de forma positiva é o comércio, com 239 novos empregos devido à grande demanda gerada pelo Natal.
Foto: Eduardo Toledo
O comércio e o setor de serviços foram os que mais empregaram em novembro
A indústria de transformação e a construção civil obtiveram os piores resultados, mesmo o município sendo sede de grandes indústrias. O saldo é negativo, foram 149 empregos a menos na área de indústria de transformação e 115 na construção civil. Isso se dá também pelos trabalhos informais, que crescem a cada dia na região, o que pode ser um problema tanto para empregador, como para os empregados.
Líder na região
Apesar do crescimento abaixo do esperado no período, Taboão da Serra lidera o número de contratações em novembro. Embu das Artes que vinha apresentando crescimento acima das cidades da região registrou um saldo positivo de apenas 71 novas vagas.
Em Itapecerica da Serra, no mesmo período, foram criadas 150 oportunidades. Os setores de Serviços e Comércio foi o que mais criou vagas. Embu-Guaçu também apresentou crescimento com 121 novos postos de trabalho. As menores cidades da região apresentaram os piores resultados. Juquitiba criou apenas 14 novas vagas e São Lourenço da Serra 20.