EM ALTA
Home

Queda na temperatura reduz os casos de dengue na região

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

03/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Assim como em junho do ano passado, a queda na temperatura também “esfriou” a epidemia de dengue que as cidades da região estavam enfrentando. O número de casos em Taboão da Serra, despencou na última semana de maio, em relação ao mês de abril, segundo a secretária de saúde, Raquel Zaicaner, e houve sim uma desaceleração nos casos. Em Embu das Artes e Itapecerica da Serra, os números também registraram queda.

“Como já esperávamos, com a chegada do frio os números foram reduzindo. Tínhamos uma média de 400 casos suspeitos no mês de abril, quando a doença estava no ápice. Agora nas últimas semanas de maio, os casos suspeitos caíram para 40”, destacou Raquel Zaicaner.

Segundo a secretária de saúde de Taboão, Raquel Zaicaner, houve uma desaceleração nos casos | Thiago Neme / Gazeta de S. Paulo

Ainda segundo a secretária o pico da doença em Taboão da Serra, aconteceu no mês de março e abril, atingindo cerca de 548 casos em análise. “Vamos continuar com os mutirões, porem agora vamos fazer uma vez por mês. Devemos destacar que agora é a hora dos munícipes começarem a realizar uma limpeza em suas residências, para eliminar os ovos que as fêmeas já depositaram. Não podemos deixar de combater, logo mais o verão chega e os casos voltarão”, informou a secretária de saúde.

Dengue. Taboão da Serra registrou até a última semana de maio, 3469 notificações de casos de dengue. Do total, 669 foram confirmados, 386 descartados e 2594 estão em análise.

Gripe. O número de casos de dengue diminuíram, porém o número de pessoas gripadas subiu. Em Taboão da Serra, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), como todas as outras cidades de São Paulo, já iniciaram a campanha de vacinação contra o vírus H1N1. Até o momento, 32 mil pessoas já se vacinaram, o que corresponde a 68% do público alvo da campanha. A vacinação se encerra hoje, porém pode ser prorrogada.

Embu das Artes e Itapecerica da Serra. A cidade de Embu das Artes e Itapecerica da Serra, também continuam com as campanhas contra a doença. Até o dia 27 de maio, a prefeitura de Embu das Artes, confirmou 1.664 casos suspeitos.  Do total de casos suspeitos, 497 confirmados foram adquiridos na própria cidade e 46 foram importados. O bairro que mais confirmou casos, ao todo 101 foi o Jardim Santo Eduardo, seguido do Santa Emília com 82 casos.

Já em Itapecerica da Serra, a Autarquia Municipal de Saúde confirmou 470 casos, sendo 364 casos adquiridos na própria cidade e 106 de outros locais. A autarquia de saúde recebeu 2063 notificações.

Notícias relacionadas