EM ALTA
Home

Quatro cubanos chegam à cidade para integrar 20 profissionais do Mais Médicos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/04/2014 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Alex Natalino

O Governo da Cidade de Embu das Artes recebeu mais quatro profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, na terça-feira (22/4), na sede da Prefeitura e, assim, a cidade passa a ter um total de 20 médicos cubanos. Com isso, a Secretaria de Saúde encerra o ciclo de recepção de médicos pelo programa do Ministério da Saúde, depois de três fases.

Ana Maria Gomes Jorge, Mercedes Garcia Capote, Yanara Ganfo Latorre e Michael Saavedra Herrera, todos generalistas, chegaram para integrar o quadro da rede municipal de saúde. Assim como os seus compatriotas, eles têm longa experiência, vindo de missões internacionais em países como Venezuela.

Embu das Artes passa a ter  um total de 20 médicos cubanos | Everaldo Silva / Divulgação

Os médicos serão direcionados para Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jd. São Marcos, Ressaca e Jd. Silvia. Com isso, no total, 11 Unidades Básicas de Saúde do município terão profissionais do Mais Médicos:  São Marcos com 4 médicos; São Luis, Fátima, Independência, Tereza, Silvia e Valo Verde com 2 cada; Ressaca, Dom José, Emília e Vista Alegre com 1 cada unidade.

“A aprovação da população é muito grande pelos serviços prestados pelos estrangeiros nos postos de saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Sandra Magali.

Em seguida, ela confirmou que em 2009 o Programa Saúde da Família (PSF) tinha uma cobertura populacional de 17% no município, e com a vinda dos médicos cubanos somada às equipes existentes que atuam nesse programa, Embu das Artes alcançará o índice de 40%, maior do que a média estadual que é de 33%.

O secretário de Governo, Paulo Giannini, falou aos médicos sobre o perfil social da cidade e as dificuldades de acesso à saúde: “Precisamos de pessoas como vocês, com formação generalista, que é muito escassa em nosso País, pois aqui há a cultura da especialização”.

Giannini ainda exaltou o trato humanista dos cubanos, que vem gerando boa impressão aos munícipes: “O acolhimento, a forma de atendimento e orientação têm sido um diferencial no serviço médico”.

Os secretários Cristina Santos (Comunicação), Gera Juncal (Gabinete) e Marcos Rosatti (Modernização Administrativa) também compartilharam os mesmos pensamentos: “São comprometidos, atenciosos, carinhosos e parecidos com a gente. Está sendo muito importante haver essa integração”.

Já há 14 mil profissionais atuando no Brasil pelo Mais Médicos, sendo 2.244 no Estado de São Paulo. Estiveram presentes também: Fausto Martino (adjunto de Saúde), Larissa Guaitoli (coordenadora da Atenção Básica) e Renata Mascarelli (coordenadora de Gestão de Pessoas da Saúde).

Notícias relacionadas