EM ALTA
Home

Projeto social da Prefeitura ensina boxe a moradores de Taboão

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

14/09/2017 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

O Boxe, um dos mais tradicionais esportes de luta do mundo, está ganhando adeptos em Taboão da Serra.  Através do projeto social de Artes Marciais da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra, o instrutor Gerson Pinto, treinam crianças, adolescentes, jovens e adultos do município. O projeto nasceu em 2015, e visa não só afastar a garotada das ruas, mas também formar campeões. 

“Esse projeto é uma maneira de resgatar a molecada rua, e porque não, também formar campeões, revelar talentos, esse é nosso objetivo. As artes marciais além de melhorar nossa saúde, a postura e a coordenação motora, transmite aos praticantes conceitos de hierarquia, concentração e disciplina e respeito”, declarou o instrutor Gerson Pinto, vice-campeão da Forja.

Os treinos de boxe acontecem as segundas, quartas e sextas, em dois horários, manhã e tarde | Rose Santana

Nos treinos que acontecem as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h, e das 14h30 às 16h, no Jd. Scândia, os instrutores ensinam o boxe olímpico, com isso os futuros atletas podem sonhar em representar o Brasil nas Olimpíadas. O instrutor Gerson conta com um apoio de peso, o ex-lutador de boxe, Luiz Tavares, o professor treina os atletas taboanenses voluntariamente.

“O professor Luiz Tavares é um grande reforço que ganhamos durante os treinamentos, ele passa toda sua experiência para a moleca e os atletas aqui do núcleo. E ele presta esse serviço voluntariamente. Só temos a agradecer tamanha dedicação”, declarou Gerson.  

Atualmente os treinos são ministrados para cerca de 40 alunos, e de acordo com o instrutor Gerson, há vagas. Os interessados podem se inscrever no local do treino, para participar tem que ter no mínimo 8 anos, sem limite máximo de idade, masculino ou feminino. 

Atualmente a modalidade só é oferecida no núcleo do Jd. Scândia, mas o coordenador de Lutas da Secretaria de Esportes, Manoel Carlos, disse que existe a “intenção” de expandir o esporte para outros núcleos. "O boxe é uma inovação da atual gestão, pois nunca tivemos esse esporte oferecido pelo setor público. O boxe sempre foi uma modalidade de luta restrita nas academias participares, e o professor Gerson Pinto é uma grande referência para nossa cidade. Tenho o prazer em coordenar o trabalho desse excelente profissional, e  nossa intenção é expandir o boxe para outros núcleos da Secretaria de Esportes", comenta o coordenador 

Futuros campeões
O boxe foi implantado nos projetos sociais da Secretaria de Esporte em 2015, apesar do pouco tempo, o esporte já formou uma equipe que promete trazer muitos títulos para a cidade. Os atletas participam dos principais campeonatos na modalidade, Forja dos Campeões, Copa Estímulo e Luva de Ouro.

A equipe de Taboão da Serra é composta por 14 atletas: Gerson Pinto (91 kg), Roberto Jesus (75 kg), Roberto Leite Buia (64 kg), Robson Rosário Alemão (81 kg), Jackson Ruiz (70 kg), Luciano Lima (75 kg), Thiago Almiron (80 kg), Alex Marques (81 kg), Wlielson de Amorim Pequeno (52 kg), Rafael Amorim (75 kg). E na categoria super pesados, os lutadores: Carlos Alexandre L., Reginaldo Peixoto, Thiago Jorge e Fábio Xavier.

Além dos estreantes: Jefferson Gabriel (75 kg), Leandro Rodrigues (59 kg), Ygor dos Santos (80 kg), Geraldo dos Santos (89 kg), Rodrigo Bombardi (75 kg), Fernando Alves (81 kg) e Oderlei dos Santos peso super pesado.

Serviço
Aulas gratuitas de Boxe
Núcleo Jd. Scândia. Rua: Manoel Cassiano de Moraes, 113 – Jd. Scândia
Quando: Segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h, e das 14h30 às 16h 
Idade mínima: 8 anos

Notícias relacionadas