Projeto Leitura na Praça acontece nesta sexta-feira, dia 14, em Taboão
Nesta sexta-feira, dia 14, acontece na praça Nicola Vivilechio, no Centro de Taboão da Serra, a primeira edição do “Leitura na Praça”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação. O projeto conta com o apoio do Instituto GVT, que doou cerca de 10 mil livros que serão distribuídos gratuitamente para alunos do Ensino Fundamental da rede pública e do poeta Sérgio Vaz.
A cerimônia de abertura acontece às 10h no Cemur, quando artistas e contadores irão realizar a leitura de contos e histórias infantis. Em seguida, o projeto ganha a praça Nicola Vivilechio, onde acontecem apresentações culturais com a participação de alunos da rede pública e particular da cidade.
O prefeito Fernando Fernandes destacou a iniciativa do projeto Leitura na Praça. “Projetos como este são importantes para que possamos despertar o interesse dos jovens pela leitura. O papel do poder público é justamente esse”, disse.
Já o secretário da pasta, João Medeiros, falou da importância do evento. “Nosso objetivo é fazer com que a leitura seja difundida lá fora, nas ruas, nas praças, enfim, levar cultura para a população taboanense”, ressaltou.
Para o poeta Sérgio Vaz, incentivar a leitura é uma das principais formas de fortalecer a educação e o aprendizado. “Quem não lê não escreve. Acredito que a arte, a cultura e a literatura formam uma parceria muito forte para que a educação seja mais forte, mais presente na vida dos jovens e adolescentes”.
Sérgio Vaz, que fundou a Cooperifa há quase 14 anos em Taboão da Serra e hoje é um dos mais importantes movimentos culturais do país disse que trouxe o projeto para a cidade por gratidão. “A importância de trazer esses livros para Taboão é uma forma de retribuir o carinho, respeito e tudo o que eu conquistei na minha carreira como poeta e escritor”.
Vaz ainda disse que a parceria com o Instituto GVT tem levado cultura para crianças de todo o Brasil. “Trouxemos essa iniciativa para Taboão da Serra por acreditar no trabalho que vem desenvolvendo o João Medeiros a frente da educação. Taboão é minha cidade, tenho muito carinho por aqui e acho que estou dando minha retribuição por tudo o que venho recebendo da cidade”.
Entre os livros que serão distribuídos aos alunos das escolas municipais estão títulos infanto-juvenis, clássicos da literatura e contemporâneos.
FOI MAL :/
Na primeira versão da matéria informamos que o evento aconteceria na quinta-feira, na verdade a data correta é sexta-feira, dia 14.