Projeto Expressão das Ruas contou com mais de 50 artistas
Projeto Expressão das Ruas reuniu cerca de 50 grafiteiros, neste domingo, dia 13, durante todo o dia, juntos eles transformaram o visual do muro da EE Professora Neusa Demétrio, no Jd. Mituzi, em Taboão da Serra. O grupo de artistas transformou uma parede branca em grande painel colorido.
Os organizadores Daniel Reis (Danka) e César Pereira ficaram satisfeitos como resultado final do trabalho, com a receptividade da população que passou pelo local durante todo o dia para admirar a arte coletiva dos grafiteiros.
Participaram o projeto grafiteiros de Taboão da Serra, Embu das Artes, Jd. Zona Leste e Zona Sul. “A ideia é divulgar a arte desses artistas, cada um tem uma características própria, mas o objetivo final é tornar a cidade mais agradável, trocar o cinza e o branco pelo colorido dos grafites”, declarou Danka.
A escolha da escola Neusa Demétrio, que fica na avenida Fernando Fernandes, foi estratégica, como explica Danka. “A [avenida] Fernando Fernandes tem um grande fluxo de veículos e pessoas, por isso escolhemos grafitar aqui hoje, também é uma forma de divulgar o nosso trabalho”, explicou.
Parece que a estratégia deu certo, o fluxo de pessoas no local foi grande durante o dia, alguns apenas paravam para admirar, outros parabenizam os artistas pela iniciativa e fotografavam. “A comunidade aprovou, muita gente parabenizou o grupo pelo trabalho e iniciativa. Disseram que deveríamos fazer isso em outros locais. Só lamentamos não termos apoio do poder público, porque vontade nós temos, se todo domingo tiver um muro para pintarmos nós vamos”, declarou Danka.
O tatuador e grafiteiro, José Orlando Gomes Ferreira (Queiroz), morador do Grajaú/SP, comentou que esse tipo de iniciativa “é perfeito, dá outra cara para o bairro”. Nomes conhecidos na cidade como Luiz Silveiro (Lucho) e Eloy Dias Costa também deixaram suas assinaturas no evento Arte Coletiva.
O evento teve o apoio da Galeria Virtual Núcleo de Arte Urbana (Naur) e a loja Fosco Cultura de Rua. Foi patrocinado pelas lojas Cazé Tintas, Alcar Tintas e Twister Collors, que contribuíram com doações de tintas.