Projeto é encerrado, mas horta continua, diz Chico Brito
Nely Rossany
Os participantes do ‘Colhendo Sustentabilidade’ de Embu das Artes foram recebidos na segunda-feira pelo prefeito Chico Brito, para falarem sobre o fim do projeto. Os produtores reivindicavam a continuação do programa e a disponibilização de um outro local, após a venda do terreno no bairro Itatuba, onde funcionava uma das Hortas Comunitárias.
Durante a reunião, o prefeito se comprometeu com as famílias em arrumar um novo terreno para que elas possam plantar, assim como fortalecer o solo e disponibilizar adubo e sementes. O prefeito também garantiu a compra do excedente da horta antiga, que será remanejada se houver possibilidade.
Foto: Divulgação
Participantes do projeto foram recebidos pelo prefeito Chico Brito
Segundo Chico Brito, o projeto é bom, mas teve um erro estratégico de equipe. “A orientação é essencial, mas não pode ser para o resto da vida. Vocês têm que aprender a caminhar com as próprias pernas. As hortas nas UBS e escolas estão dando muito certo”, disse o prefeito, que também vai garantir a continuidade da feira de produtos orgânicos no Parque do Lago Francisco Rizzo, assim que as hortas forem reestruturadas.
Fim do projeto
A Prefeitura explica que o projeto foi encerrado por conta do alto custo de investimento R$ 160 mil reais por 18 meses e pelo baixo número de famílias atendidas, cerca de seis, “tendo em vista que o Banco Municipal de Alimentos, principal instrumento que compõe a rede de segurança alimentar da cidade, atende a 10.000 pessoas semanalmente”.
Sobre a venda do terreno, Chico esclareceu que no espaço será construído uma empresa que vai gerar 400 empregos para a cidade. E que dos 127.000m2 de área, 70.000 m² serão utilizados, e o restante será preservado, conforme prevê a legislação.