Home
›
Projeto da Universidade alia desenvolvimento e preservação ambiental, destaca Aversud
3 min de leitura
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa
cidade
Por Adilson Oliveira, do Jornal Atos
O projeto da universidade federal em Embu concilia desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental, em contribuição para se enfrentar o “desafio” tão caro para o sudoeste da Grande São Paulo, com cinco dos seis municípios em território de proteção de mananciais, disse o presidente da Aversud (associação de vereadores da região), Wagner Eckstein (PT), no encontro pró-campus na terra das artes, no dia 26 de fevereiro.
“Com exceção de Taboão da Serra, estamos em área de mananciais, temos o desafio de buscar o desenvolvimento dentro do [cuidado com o] meio ambiente”, discursou Wagner, que considerou ser a proposta do campus federal em Embu uma oportunidade inigualável para “construirmos” a sustentabilidade local. “É um projeto único, ímpar, que vai mudar a história da nossa região.”
Foto: Divulgação
Vereador Wagner Eckstein, presidente da Aversud
O segundo desafio ou “eixo de reflexão” que tem afligido a Aversud passa pela opção de que país se quer construir para as próximas gerações, declarou o vereador. “O projeto da universidade pega duas questões centrais, a da educação e a da juventude”, afirmou o presidente Wagner, ao alertar que o futuro do país estará tanto mais comprometido “se não trilharmos esse caminho”.
São quase 700 mil os jovens com idade entre 18 e 24 anos que residem nos municípios – inclusive os do Vale do Ribeira – que abrangeria a universidade, segundo dados do projeto apresentados no encontro. “Precisam ir para longe para estudar ou pagar mensalidades caras em escolas particulares. Temos que mudar isso, o filho do trabalhador também tem o direito de estudar”, exclamou o deputado federal Carlos Zarattini (PT), autor do projeto de lei de criação da universidade federal.
Com a implantação de novos campus, o governo Lula “está trilhando o caminho da educação e da juventude”, ressaltou o vereador Wagner. No encontro, o ministro do Turismo, Luiz Barretto, afirmou que “estamos trabalhando para que cada vez mais jovens possam ter oportunidade”. “Já temos o projeto da universidade em Osasco, em Guarulhos e em Diadema. Vamos à luta conseguir essa universidade para Embu e região!”, conclamou o vereador Wagner.