Programa pretende ampliar o número de médicos em Embu das Artes
A Prefeitura de Embu das Artes anunciou, na última quarta-feira, dia 1 de setembro, a contratação da empresa de consultoria na área de saúde pública, Medical Service, que coordenará a gestão de 35 médicos que atuam no Pronto Socorro do Vazame (PS). De acordo com o prefeito Chico Brito, a intenção é mapear os trabalhos para “melhorar os serviços prestados ao usuário” e ampliar para 63 o número de médicos para atendimento no PS.
O governo já reuniu profissionais da saúde, conselheiros e entidades comunitárias para apresentar as linhas gerais do programa e como será implantado o novo sistema de controle de pacientes e registro do ponto dos médicos, que passa a ser por meio de identificação biométrica. O governo também pretende melhorar o sistema de plantões médicos, ampliando a atuação de clínicos gerais e pediatras para atender a demanda da população.
Foto: Divulgação
Prefeito Chico brito explica projeto par ampliar médicos no PS do Vazame
Segundo o consultor da Medical Service, Ewandro Ruck, inicialmente haverá “aumento no número de pacientes” devido à melhora na gestão. Após essa etapa, a consultoria iniciará o processo de integração do sistema do PS às Unidades de Saúde (UBS), que vão atuar como área complementar ao atendimento de pacientes. Como o Pronto Socorro atende apenas emergências, o usuário que precisar de um acompanhamento médico e especialidades será direcionado para a UBS.
Pressionado pela baixa qualidade do serviço de saúde do município, Chico Brito desmentiu o boato de que a saúde estaria sendo entregue à iniciativa privada. Segundo apurou a Gazeta SP, na última quinta-feira, 31, opositores do governo organizavam ato público, cujo objetivo era convocar a população para pressionar os Vereadores a irem contra o projeto. A ação foi esvaziada, após Brito garantir que o gerenciamento do pronto socorro permanecerá sob a responsabilidade da prefeitura e que apenas a gestão de médicos foi direcionada à empresa.
O governo informou também que as seis novas Unidades de Saúde que serão entregues e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) serão integradas ao novo sistema. Embu possui 14 UBS, dois pronto socorro, seis unidades de saúde especializada e três para tratamento de saúde mental.