Programa Mais Educação já atende três mil alunos em Taboão da Serra
A Prefeitura de Taboão da Serra em parceria com o governo Federal implantou o programa Mais Educação do Ministério da Educação (MEC) em 14 escolas municipais. De acordo com o secretário de Educação de Taboão, José Marcos dos Santos, cerca de três mil alunos do Ensino Fundamental (até 8ª série) estão sendo beneficiados.
“As crianças vão ficar mais tempo na escola, mas isso não significa ensino integral. O Mais Educação visa atender escolas que apresentam baixo desempenho dos alunos, a idéia é tirar a criança da rua”, explica o secretário.
Foto: Eduardo Toledo
Professor José Marcos, secretário de Educação de Taboão da Serra
Além do ensino regular em sala de aula, eles participam de atividades alternativas, o próprio aluno escolhe o que quer fazer, alternativas não faltam: judô, capoeira, karatê, xadrez, matemática, ciências, grafite, prevenção e promoção da saúde, teatro, horta escolar, letramento, leitura, história em quadrinho, dança, coral, vôlei, basquete, tênis de mesa, banda, rádio, jornal, recreação e lazer. “Não existe limites, podemos implantar qualquer modalidade. O produto final é sensacional”, comenta Santos.
Antes de o programa ser instalado nas escolas é realizada uma pesquisa para diagnosticar quais as áreas mais carentes daquela comunidade e a capacidade física da escola só então as atividades são implantadas. Todas as atividades são ministradas por oficineiros contratados pelo programa Mais Educação.
Os alunos recebem uniformes como kimono, roupa de balé, e as escolas são abastecidas com todo o material necessário para receber as atividades escolhidas: tatame, tabuleiros para os variados jogos, salas adaptadas para as aulas de danças e lutas, entre outros.
Todas as atividades escolhidas estão ligadas de alguma forma à vida cotidiana dos alunos como explica José Marcos. “No jogo de xadrez a criança aprende a se concentrar, a pensar antes de tomar qualquer decisão, um movimento errado ela perde o jogo. Assim é a vida real”.
De acordo com Santos, os alunos não querem faltar e os pais aplaudem o programa. Nesse período que os alunos permanecem na escola eles recebem além da merenda normal durante o período de aula, e também uma merenda complementar, o cardápio é elaborado por nutricionistas. “A escola não fica chata, o número de frequencia aumentou, inclusive a frequencia dos pais nas reuniões”, finaliza o secretário.
As escolas contempladas contempladas com o programa são: EMEB Darcy Ribeiro, e as EMEFs Armando Andrade, Aracy de Abreu Pestana, Ana Mafalda B. Carvalho, Dr. Anísio Dias do Reis, Antonio Fenólio, Edson Mambelli, Profª Dalva Barbosa L. Jansom, Prof. Francisco Ferreira Paes, Machado de Assis, Maria J. L. Buscarini, Paulo Freire, Profª Therezinha Volpato Boro e Vinícius de Moraes.