Programa Família Paulista começa a ser implantado em Taboão
Taboão da Serra realizou, no último dia 3, a primeira reunião do programa Família Paulista, do Governo do Estado. O programa visa o combate da extrema pobreza em 27 cidades do estado e envolve ações em várias áreas como a Habitação, Educação Trabalho, Renda e Saúde, entre outras redes das prefeituras. O objetivo principal do Programa é promover o desenvolvimento social da família e território em que ela reside.
O Programa divide a atuação em dois ciclos: Ciclo de Trabalho com o Município e Ciclo de Trabalho com as Famílias. As ações voltadas aos territórios podem contemplar a expansão da rede de água, esgoto e energia elétrica, a pavimentação de vias públicas, a construção ou revitalização de áreas de lazer ou espaços coletivos de convivência.
Em Taboão da Serra, o convênio, assinado em dezembro de 2015 pelo prefeito Fernando Fernandes, disponibilizará R$ 3.192.947,50, para o combate da extrema pobreza e de alta vulnerabilidade social. Serão atendidas 2111 famílias, que moram em bolsões de pobreza com renda mensal menor ou igual a R$ 77,00 reais e inseridas no CadÚnico (Cadastro Único para Projetos Sociais).
O período de duração da parceria será de 24 meses, sendo quatro meses para o planejamento inicial, 12 meses de trabalho intensivo com as famílias, e oito meses de acompanhamento para avaliação de resultados.
Como parte da implantação do programa na cidade, nos dias 2 e 3 de março, o grupo gestor de Taboão participará de oficinas formativas, promovidas pela secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, onde será discutida a elaboração do plano de ação do município.