EM ALTA
Home

Proerd forma 200 alunos no programa de combate às drogas

4 min de leitura
Foto do autor

Redação

25/06/2015 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

Na tarde desta quinta-feira, dia 25, o Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar em Taboão da Serra formou 200 alunos da Emef Rui Barbosa. Ao final do evento, os organizadores do programa prestaram uma homenagem ao soldado Elias Brasil, morto semana passada durante um assalto. Brasil era instrutor do Proerd em Embu. A família dele estava presente.

A instrutora do programa CB PM Raquel Cristina, alertou os presentes, sobre a importância da participação da família. Sobre o programa, a policial destacou o principal objetivo. “O intuito do Proerd é fazer com que as crianças saibam lidar com as tensões, com as diferenças e a pressão dos companheiros. Sempre as encorajando a dizer não às drogas e às más companhias”, explicou.

galeria de imagens

Os formandos receberam um certificado de conclusão e fizeram um juramento.  A CB Raquel leu 10 redações dos alunos falando o que aprendeu com o projeto. “A gente aprende a dizer não às drogas”; “as drogas afetam nossas vidas e trazem o mal”; “não devemos usar droga e nem consumir álcool”, foram algumas das frases ditas pelas crianças.

A aluna Natália Caroline, de 10 anos, foi uma das formandas do Proerd. “Eu aprendi que as drogas e violência não levam a nada. Porque o que você fizer, vai prejudicar o mundo e você mesmo. Valeu a pena fazer o Proerd”, falou.

O aluno João, também de 10 anos, comentou o que aprendeu com o programa. “Aprendi que tem que dizer não às drogas. Essas coisas deixam a pessoa paranoica. Eu nunca vou usar droga, porque a Proerd Raquel me ensinou que isso faz mal”.

noticias relacionadas

O Comandante da 4ª Cia da Polícia Militar, Tenente Campanhã, falou sobre o programa. “Em qualquer parte da sociedade o maior problema é com as drogas. A principal importância [do programa] é conscientizar as crianças, desde pequenos, o que a droga e outras atitudes, hoje o Proerd fala de bulling e outras coisas, mas que podem prejudicar o crescimento deles e impedi-los, lá na frente de se transformarem em uma pessoa melhor”, disse.

O vice-prefeito Laércio Lopes também prestigiou o evento. “Acho que o Proerd pode ser expandido, o programa é uma forma de plantar no coração da criança essa semente, do quanto às drogas e a violência são prejudiciais”.

O presidente da Câmara Municipal, vereador José Aparecido Alves, também destacou a importância do Proerd para as crianças. “O Proerd é uma maneira de levar informação correta para as crianças, e evitar que as crianças estejam expostas às drogas, e tem também a  questão da violência, o bulling. Espero que Taboão da Serra leve o programa para todas as escolas”, comentou.

Acompanharam a cerimônia o delegado Gilson Campina Leite (titular do 1º DP); Tenente Sargento Papellas (da base da PM do Pq. Pinheiros); Luis Peniche (investigador da Polícia Civil); Natalia Corcione Miguel (diretora da escola Rui Barbosa); José Júnior (presidente do Conseg Monte Alegre); policias militares e civis; professores e familiares dos alunos.

Em Taboão da Serra, 20 escolas participam do programa de combate às drogas (Proerd), desenvolvido principalmente, para crianças entre 10 e 11 anos.

Notícias relacionadas