EM ALTA
Home

Procon Embu das Artes se integra a rede

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

12/11/2012 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade

  • Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook

——————————————————- 
 
Desde o dia último dia 7, o Procon de Embu das Artes esta integrado ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, um programa que incorpora em rede as ações e informações dos Procons de todo o Brasil, visando a proteção estratégica e qualificada dos consumidores.
 
Com esse instrumento, baseado na captação de informações de atendimento, na organização em banco de dados e na sua disponibilização por meio de consulta e da geração de relatórios, os Procons passam a contar com uma maior capacidade de avaliação das suas demandas, para direcionar melhor os recursos e adotar ações mais efetivas e eficazes na proteção dos direitos.
 
Embu das Artes é um dos primeiros municípios do estado de São Paulo e o primeiro da Região Metropolitana II (Conisud) a integrar o sistema, por conta do seu perfil proativo, pelas demandas que possui e pelos projetos direcionados à comunidade (como o Procon Itinerante, a educação para o consumo, palestras e cursos on-line). Além disso, é uma das poucas cidades brasileiras que possuem dois polos.
 
Os dados disponibilizados no Sindec também poderão gerar uma notificação aos órgãos reguladores (como Anatel, ANS etc.) para que tomem medidas de advertência ou punitivas a empresas que recebam um grande número de reclamações.       
 
Segundo a coordenadora do Procon Embu das Artes, Silmara Bergamini,  o Sindec tornará o atendimento mais ágil e mais moderno. “Com ele teremos mais recursos no momento de registrar as reclamações, possibilitando melhorias na análise do andamento do processo”, afirmou.
 
Além disso, ela destacou que o programa irá acelerar o envio da Carta de Informação Eletrônica (CIP) – documento que cobra soluções dos fornecedores (empresas reclamadas) – que será encaminhada por e-mail.
 
Outra boa solução, segundo ela, é a opção de uma empresa fazer a solicitação da sua “Certidão Negativa”, que certifica a quantidade de reclamações ocorridas no Procon e poderá ser anexada em concorrências de licitações públicas. 
 
Assessoria de imprensa
Endereços do Procon Embu das Artes
Unidade Centro: 
Rua Andrônico dos Prazeres Gonçalves, 114, Centro, Embu das Artes
Telefone: 4785-3568
 
Unidade Santo Eduardo: 
Rua Ouro Preto, 481, Jd. Santo Eduardo 
Telefone: 4244-6465
 

Notícias relacionadas