Procon de Taboão da Serra registra aumento de mais de 300% nas reclamações
Foto: Eduardo Toledo
Procon funciona atualmente na praça Miguel Ortega, no prédio em frente da Prefeitura
“Antes de procurar qualquer órgão de defesa, orientamos o consumidor a tentar um acordo com o fornecedor, caso não seja possível, aí sim, vá ao Procon” orienta Renata Senhora Furlan, diretora do Procon Taboão.Lá eles também tentarão um entendimento amigável entre as partes envolvidas, pois não é possível força-los a aceitar um acordo.
Se não for resolvido, a Fundação Procon envia uma CIP – Carta de Investigação Preliminar, e o fornecedor terá 10 dias para responder, caso não haja nenhuma manifestação esse prazo é estendido, e poderá levar até 120 dias para ser concluído.
Se nesse prazo ainda não houver uma resposta, é feito um parecer de decisão e é encaminhado ao Fórum, lá será atendido pelo Juizado Especial de Pequenas Causas, não é preciso ter um advogado.“É preciso ir atrás dos seus direitos, só assim vamos diminuir a quantidade de reclamações. A lei precisa ser respeitada”, relata a advogada Marta Fraga.
Números
O perfil de quem procura seus direitos em Taboão da Serra varia bastante, mas quem mais reclama são consumidores com faixa etária entre 31 a 40 anos; maioria mulheres, 50% dessas pessoas são casadas e 46% com o ensino médio completo.
As maiores reclamações são contra empresas de Plano de saúde; serviços essenciais (água, luz e telefonia fixa e móvel); educação (mensalidades) e bancos (cobranças abusivas de taxas entre outros serviços).
Para registrar uma reclamação no Procon é necessário levar o RG e CPF; faturas, nota fiscal, contrato (qualquer documento que sirva como prova do que está sendo reclamado).
Anote aí
Procon Taboão da Serra: Praça Miguel Ortega, 280, térreo – Parque Assunção.
O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, não fecha para almoço.
Telefone: 4786-2986 e 4788-5417