EM ALTA
Home

Primeiro Mutirão da Saúde realizou mais de 4 mil atendimentos

3 min de leitura
Foto do autor

Redação

15/08/2013 00:00
• Siga o Portal O Taboanense no Instagram, no Youtube e no X e fique por dentro de tudo que acontece na nossa cidade


• 
Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————–
 
A secretaria da Saúde divulgou o balanço do primeiro Mutirão da Saúde realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, realizado no último sábado, dia 10. O objetivo foi diminuir a fila de espera das consultas já agendadas. Em um único dia, as UBS realizaram 4.169 atendimentos. Dos pacientes confirmados, 21% não compareceram.

“O aproveitamento dos médicos presentes foi de 91% do esperado. Este alto percentual deve-se também aos encaixes realizados no dia, pois, apesar de todos os pacientes agendados terem sido confirmados, 21% apresentou falta”, disse a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner.

Foto: Divulgação | Dereck Gomes

Prefeitura de Taboão da Serra irá realizar outros mutirões de saúde neste ano

No horário das 8h ás 17h, foram realizados,  além dos atendimentos médicos, diversas atividades multidisciplinares como: coleta para exames de Papanicolau e autoexame para prevenção do câncer de mama; avaliação e orientação nutricional; orientações em vigilância sanitária; atendimento odontológico; oficina de fuxico; grupos de lombalgia, acupuntura e auriculo-terapia; teste rápido para detecção de HIV e Sífilis e participação da equipe de saúde mental com orientação para os familiares.

Para as especialidades de clínico geral, pediatria, gineco-obstetrícia e psiquiatria foram realizadas 1.144 consultas. Na área da odontologia 320 pessoas receberam atendimento. A enfermagem realizou 1.038 procedimentos, entre coleta de exames como o Papanicolau, dextro, teste DST, entre outros.

Na UBS do Jd. Margaridas, além das especialidades disponíveis, 94 pessoas também tiveram atendimento de acupuntura. Grupos terapêuticos e de orientação atenderam 289 pessoas. Atendimento como fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, saúde mental, acupuntura, entre outros, conseguiram atender 1284 pessoas.

“A equipe de saúde mostrou envolvimento tanto do grupo técnico quanto administrativo, para que pudéssemos atender em especial à população trabalhadora, que não consegue frequentar estes serviços no horário habitual”, finalizou a secretária.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Notícias relacionadas