Primeiro Festival Rotações é sucesso em Taboão da Serra
Taboão da Serra recebeu nos dias 11 e 12 de julho, o 1º Festival Rotações, o evento aconteceu no Cemur e foi realizado pela BBC Produções e o Coletivo Cultural Samba Rock Na Veia, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O festival destacou a música tocada em vinil e vertentes da cultura negra. As principais atrações musicais foram a banda Carro Tanque, que tocou o melhor da música soul americana, e a banda Esquema B, com o samba rock, no repertório sucessos de nomes consagrados do cenário nacional como Emílio Santiago, Marku Ribas, Originais do Samba, Max de Castro, Bebeto entre outros.
De acordo com um dos coordenadores do evento, José Maria Lucena, o festival teve como principal objetivo “resgatar o que de melhor é tocado em vinil”, além de juntar diversas linguagens da “cultura negra”, muita música, aulas de danças e a promoção do turismo, com expositores que vieram de vários pontos de São Paulo vendendo artigos e vinil ligados ao tema do festival.
“O Festival Rotações trouxe para o município o que de melhor é tocado em vinil e um pouco da cultura africana. Também contou com expositores que vieram dos quatros quantos do estado de São Paulo, aulas de samba rock e vários shows, além da apresentação de duas bandas maravilhosas, Carro Tanque e Esquema B. Vale lembrar que o festival foi produzido pela BBC Produções e o Coletivo Cultural Samba Rock Na Veia, sem nenhum custo ao município”, declarou Lucena.
O produtor Cláudio Bachega Júnior, o DJ Bolão, como é conhecido, da BBC Produções, é o idealizador do Festival Rotações. O evento já acontece há mais de 10 anos em São Paulo. Morador de Taboão da Serra, Bolão teve a ideia de trazer o festival para o município. “É a primeira vez que o festival acontece em Taboão e na região. Nossa ideia era essa, através da música trazer esse pessoal para se divertir, reunir a família, contar como começou o vinil, divulgar a música e dança”, falou.
A expectativa dos organizadores é tornar o festival um evento anual na cidade. “Espero que fique como uma marca e entre no calendário do município para acontecer anualmente. Também queremos trabalhar o turismo na cidade e o festival contribui para isso. A expectativa é que ano que vem possamos voltar com um evento ainda maior, esse foi o primeiro, mas já fez muito sucesso, e estamos preparando mais novidades com o apoio do secretário de Cultura Laércio Lopes”, comentou Lucena.