Prefeitura substitui espelhos d’água por jardins no Largo
A Prefeitura de Taboão da Serra vai substituir os espelhos d’água localizados na entrada da cidade, por jardins. A obra já começou com o aterro dos espelhos, o prazo para conclusão é 15 de março deste ano. O custo da obra não foi informado.
Era comum a reclamação de munícipes devido a péssima conservação do local, ao acúmulo de lixo e água parada, principalmente neste época de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zica vírus. Em nota emitida ao Portal O Taboanense, a Prefeitura não cita a preocupação com o surgimento de larvas do mosquito como um dos motivos do aterro.
De acordo com a nota, “a transformação do espelho d´água em jardim se deu devido ao fato de inúmeros furtos de fiações das bombas e filtros que efetuavam a filtragem da água dos espelhos, somado a grande quantidade de sujeiras descartadas irregularmente dentro do espelho, tais como sacos plásticos, camisinhas, copos e outros que obstruíam as captações de agua ocasionando a queima da bomba e também as inúmeras reclamações que tínhamos de moradores de rua que utilizavam a água para tomar banho”.
A Prefeitura acredita que essa é a melhor decisão. “Pensamos no aterro dos espelhos executando no local os jardins, como em todo o restante da área, que infelizmente também sofre com a má educação da população que descarta lixos, pisam nas gramas e plantas, mas entendemos que o estrago será menor”, finaliza a nota.
Os serviços estão sendo realizados em parceria com a Secretaria de Manutenção e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente.
Projeto de reurbanização
As obras de reurbanização da entrada da cidade de Taboão da Serra começou em setembro de 2013. A prefeitura investiu cerca de R$ 1 milhão no projeto de paisagismo que incluiu a troca de piso nos canteiros centrais da Rodovia Régis Bittencourt e na praça Getúlio Vargas, luminárias, bancos e os espelhos d’água.