Prefeitura não irá realizar o Desfile de 7 de Setembro em Taboão da Serra
• Siga o Portal O Taboanense no Twitter e no Facebook
———————————————
Colaborou Liah Marques, da redação do Portal O Taboanense
Pelo quarto ano consecutivo Taboão da Serra não terá o tradicional Desfile de 7 de Setembro, em comemoração a Independência do Brasil. O prefeito Evilásio Farias disse que não houve cancelamento, mas sim a decisão de não fazer o desfile. “Cada escola irá comemorar a data com seus alunos, foi uma decisão tomada pela secretaria de educação”, disse.
Em 2009, o desfile foi cancelado devido ao surto de Gripe A, a prefeitura na época informou que era preciso evitar aglomerações. No ano seguinte, em 2010, a prefeitura chegou a organizar o desfile, mas acabou cancelando após uma manhã chuvosa em toda a região. No ano passado, a prefeitura simplesmente cancelou o desfile cívico alguns dias antes, alegando que as comemorações aconteceriam dentro das escolas.
Foto: Arquivo do Portal O Taboanense
Desfile Cívico em 2007 foi muito elogiado por pais e moradores
O prefeito Evilásio Farias falou sobre a não realização do evento no último sábado. “Eu não vejo tanta importância [no desfile], poucas cidades do Brasil tem desfile. O desfile que vemos em São Paulo é o desfile das Forças Armadas Federais, em Brasília também. Nós achamos que cada escola pode homenagear o dia da Independência do seu formato, do seu jeito e em sua região, então casa escola tem a liberdade de, no território de sua escola, fazer a comemoração de 7 de setembro”.
Questionado sobre a tradição do evento na cidade, Evilásio disse que não acha que o evento tenha importância, já que, segundo ele, apenas 10 mil pessoas comparecem no desfile. “Taboão da Serra tem 250 mil habitantes, nunca mais 10 mil [pessoas] foram aos desfiles. A maioria vai para ver seus filhos participarem. Todos tem a oportunidade de ver a formatura dos seus filhos, o desfile de seus filhos, no entorno das escolas, no ambiente e no centro familiar das crianças”, disse.
A reportagem do Portal O Taboanense ouviu 12 moradores neste domingo, dia 26, sobre o assunto. A grande maioria é contra o cancelamento do desfile. “Eu mesmo já desfilei, acho que é importante o desfile para que as crianças tenha uma consciência maior do que é essa data para o país”, disse Reginaldo dos Santos Oliveira, morador do Marabá.
Para Carla Cristina Mendes, de 34 anos, o desfile era um importante evento da cidade. “Meu filho desfilou duas vezes, gostou muito. Achou que isso [o desfile] marcou a infância dele, temos fotos e sempre lembramos”. Já para José Aparecido, o 7 de Setembro é uma tradição que deveria ser mantida. “Acho que Taboão da Serra é um município que precisa ter esse tipo de festa, porque somos uma cidade carente de lazer e de lugares para nos divertir”.
Os desfiles cívicos em comemoração ao dia 7 de setembro acontecem em Taboão da Serra desde o mandato de Laurita Ortega Mari, que foi prefeita entre os anos de 1964 e 1968. Desde essa época acontecem as comemorações do dia 7 de setembro.
Carnaval cancelado
Neste ano, um dos mais importantes eventos de Taboão da Serra, o desfile de carnaval, foi cancelado pela prefeitura, após falta de acordo com a Libes (Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba).